Coluna-Ponto-de-Vista-1

Pista de Equinos do Parque Assis Brasil ganha nome de Myrta Luza

Na programação de atividades da 81.ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, está prevista a inauguração de mais um melhoramento do Parque de Exposições Assis Brasil: a nova Pista de Exposição Morfológica de Equinos, inteiramente remodelada, conforme os padrões da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A nova pista, por decisão da diretoria do Sindicato Rural de São Gabriel, receberá o nome da produtora rural, professora e historiadora Myrta Luza Dias Rieth, falecida no ano passado.
Dotada de múltiplos talentos e personalidade vivaz, como produtora rural Myrta Luza se destacou como incentivadora da criação de cavalos crioulos. Foi ativa militante do Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalo Crioulo (NGCCC), e em seu mandato na presidência, trouxe para São Gabriel uma etapa classificatória do Freio de Ouro. Como artista plástica, foi professora de escolas municipais, Coordenadora do Curso de Artes Plásticas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e também da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). 
Seu amor ao campo e às artes plásticas, está presente nos livros que escreveu: “Estâncias Históricas e Antigas de São Gabriel”, “Casarões – História e Arquitetura de São Gabriel” e “Estâncias Históricas e Antigas de São Gabriel e Santa Margarida do Sul”, todos pela Editora Alcance. Em suas obras, Myrta registrou a riqueza estética de casarões urbanos e rurais, retratando a pujança do agronegócio na história da região. 
Para o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, a lembrança é mais do que justa. “Neste ano a Expofeira celebra 95 anos da antiga Associação Rural Gabrielense e os 50 anos do Sindicato Rural. Esta história de sucesso foi construída por homens e mulheres como Myrta, dotados de sensibilidade e grandeza para fazer o que era necessário. Myrta faz uma falta enorme pra todos nós, e eternizar seu nome na Pista do Cavalo Crioulo é uma forma de reverenciar sua dedicação ao campo e à raça crioula”, assinala. 
A homenagem será realizada no dia 9 de Outubro, sábado, a partir das 17 horas, na Pista Morfológica, próxima à casa do NGCCC no Parque Assis Brasil.
Tecnologia do Blogger.