Coluna-Ponto-de-Vista-1

Sindicato Rural alerta que prazo para entrega da DIRT termina em 30 de setembro

Rosário do Sul - O Sindicato Rural de Rosário do Sul alerta que o prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício 2015 termina no dia 30 de setembro, e qualquer pessoa física ou jurídica que seja proprietária, possuidora, usufrutuária ou titular de imóvel rural deve contribuir com o ITR.
O Presidente do Sindicato Rural, Ayrton de Oliveira Marçal, destaca que é importante verificar junto a Prefeitura Municipal o valor que foram atribuídos aos imóveis, pois como a Receita Federal firmou convênios com as prefeituras, essas devem manter o SIPT (Sistema de Preços de Terras) atualizado, informando anualmente por meio de ofício ao órgão o valor de pauta a ser praticado no exercício. A conferência de dados é importante para evitar desconformidades.
Airton Marçal, orienta ainda que o Sindicato Rural seja procurado sempre que o produtor tiver alguma dúvida sobre o ITR. É preciso ficar atento ao prazo de entrega, pois a partir de 1º de outubro está previsto juro monetário de 1% ao mês ou fração sobre o imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50 (valor mínimo). Já no caso de imóvel imune ou isento do ITR, que houve alteração nas informações cadastrais correspondentes a propriedade rural, a multa estabelecida é de R$ 50,00.
Tecnologia do Blogger.