Coluna-Ponto-de-Vista-1

Urcamp São Gabriel integra acadêmicos em aula inaugural do Curso de Administração

Além dos acadêmicos do Curso de Administração, estudantes de Ciências Contábeis e do Curso Superior de Gestão em Agronegócio da URCAMP-SG também participaram da Aula Inaugural do 2º semestre de Administração. A aula promovida na última sexta-feira (11), teve como meta, integrar os alunos em torno de assuntos pertinentes aos três cursos. E, para ministrar o encontro, a URCAMP trouxe o Consultor de Negócios, Elton Santiago Blini, que atua na área de Planejamento Estratégico, Gestão de Qualidade e Comércio Exterior.
Blini falou dos desafios do mercado de trabalho, das ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade e da importância da atualização constante do profissional de Administração, destacando pontos importantes do cenário social, econômico e tecnológico do País. “O Brasil precisa profissionalizar-se para atuar melhor, tanto no setor público como no privado. É preciso que o administrador participe dentro da gestão pública. É necessário que o profissional faça uma reflexão sobre o papel dele dentro do desenvolvimento da sociedade. Ele vai dominar uma ciência, a ciência de sistematizar, a ciência de gerenciamento de processos. E isso tem que ser feito de maneira muito responsável”, diz o palestrante, questionando e pontuando os desafios do Administrador.
Durante o encontro, os alunos também foram provocados a refletir sobre as tecnologias da informação, da interatividade imediata e, até que ponto essas tecnologias podem ser favoráveis ou não, ao bom desempenho da profissão. Os questionamentos ilustrados, também convidaram a pensar nas formas de ação, enfrentamento de riscos, planejamento estratégico, inovações do mercado e atualização profissional.
Elton Blini também falou de sua trajetória. Graduado em Administração de Empresas pela PUC/RS, MBA em Gestão Empresarial e em Gestão de Pessoas e Marketing, ele citou os desafios que enfrentou antes da formação acadêmica. “Fui empacotador de supermercado, entregador de gás e servente de pedreiro, mas sempre obstinado em obter conhecimento”. Contando sua história, o palestrante demonstrou, que as ações inovadoras trazem atitudes vencedoras. “Cada um dos que aqui estão, enquanto profissionais, precisam refletir sobre a força que tem para mudar cenários”, ressaltou.
Para o Coordenador do Curso de Administração, professor Larri de Freitas Pinto, a Aula Inaugural, além de inovar com a integração de acadêmicos de outros cursos, obteve sucesso em seu objetivo que é incentivar o acadêmico.
Na abertura do evento, quando agradeceu a presença de todos, o Pró Reitor Hélio Lemos Menna disse que a aula seria provocadora no sentido de instigar o aluno a tomar atitudes: “Falar em atitudes, para nós administradores, é ir muito além do conceito de competência e das habilidades que nós adquirimos nos bancos escolares. É enfrentar com garra os desafios que temos depois de sair dos bancos escolares, pois no mercado, somos altamente exigidos a ultrapassar o conceito de competência e de habilidade”, finalizou.
Tecnologia do Blogger.