Coluna-Ponto-de-Vista-1

5ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco: amai-vos uns aos loucos

Alegrete já se prepara para a Parada Gaúcha do Orgulho Louco. Em sua quinta edição, o evento que tem como objetivo a visibilidade da luta antimanicomial será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro e é uma promoção da Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal, Conselho Municipal de Saúde e Fórum Gaúcho de Saúde Mental – Núcleo Alegrete, tendo como tema “Amai-vos uns aos Loucos”.
A Parada do Orgulho Louco já está com sua programação pronta e terá três dias intensos de atividades que incluem encontro de usuário de saúde mental, passeio ciclístico, momentos culturais, trilhas ecológicas, oficinas, piquenique e a já tradicional caminhada com trajeto no centro da cidade.
A Parada Gaúcha do Orgulho Louco foi esboçada em 2011 pela rede de saúde mental como instrumento de visibilidade da luta pelo cuidado em liberdade e amostra do trabalho dos órgãos, usuários e familiares dentro do sistema. "A saúde mental de Alegrete sempre foi referência no país todo e até no exterior pela suas iniciativas. A Parada resume um pouco de tudo o que tem sido feito, com muita alegria e afeto", define a vice-prefeita Preta Mulazzani.
Segundo sua coordenadora, a vereadora e psicóloga da rede, Judete Ferrari, a mobilização deste ano busca evitar o retrocesso na luta antimanicomial, afirmando o cuidado em liberdade, com perfil comunitário, fortalecendo a saúde mental na atenção básica e garantindo o cuidado das famílias na superação do sofrimento psíquico. "Estamos convidando as pessoas a se colocarem no lugar umas das outras, entendendo as singularidades de cada um, suas 'esquisitices', acolhendo as diferenças sem estigmas e desrespeito", explica.
O evento reuniu em 2014 cerca de 3.500 pessoas em toda sua programação, com o aporte de visitantes de serviços de todos o estado, o que o coloca como um dos maiores eventos do país na área e dos que mais atrai visitantes ao município. "Nesses dias em que a 'loucura' enche ruas e praças de alegria, em Alegrete não há exclusão. Aguardamos a todos de braços abertos", assegura o prefeito Erasmo Silva.

Confira a programação:

22 de outubro

9 horas – II Encontro sobre protagonismo e autonomia dos usuários da saúde mental: “Penso Louco Existo!”. Local: Salão Maria Amorim do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA).

14 horas – II Pedalada do Orgulho Louco: “SENT(indo) e vi(VE)ndo na cidade!”. Local: Salão Maria Amorim do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA).

17 horas – Passeio ciclístico na cidade.

23 de outubro

9 horas – BRIC Louco e Projeto Livro Livre na Praça Getúlio Vargas

10 horas – Abertura “Amigo boleia a perna, puxe o banco e vai sentando”. Acolhimento às delegações e visitantes na Praça Getúlio Vargas.

10h30min – Palco artístico e cultural na Praça Getúlio Vargas.

10h30min – Trilhas Ecológicas do Coração (TEC) – TEC Rio Ibirapuitã, TEC Ponte de Pedra e TEC Casa do Chapéu Preto. Saída: Praça Getúlio Vargas.

11 horas – Oficinas do Qorpo-Santo na Praça: Eu me remexo muito e Chapeleiros Loucos na Praça Getúlio Vargas.

12 horas – Piquenique e festival de Comida de Calçada na Praça Getúlio Vargas.

13h30min – Caminhada e Encontro de Bonecos e Teatro de Rua. Concentração: Rua Vasco Alves, Praça Getúlio Vargas, Rua General Vitorino, Rua General Sampaio, Rua Vasco Alves e Praça Getúlio Vargas.

16h30min – Show de encerramento na Praça Getúlio Vargas

Durante todo o dia: Tenda do Afeto Popular e Parque da LudiCidade

24 de outubro

9 horas – II Encontro do Programa Mais Médicos. Mesa redonda: “Mais Médicos, Mais Saúde, Mais Comunidade”. Local: Câmara Municipal.
Tecnologia do Blogger.