Fora da sala de aula: Acadêmicos do Curso Superior em Agronegócio da URCAMP- SG fazem viagem pelo conhecimento

Pé na estrada e aprendizado. Esta foi a receita de um dia de aulas de campo do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da URCAMP. No dia 17 de outubro, a turma aceitou o desafio saiu cedo com destino ao conhecimento. 
A primeira parada foi na Estância Guatambú em Dom Pedrito, onde visitaram parte dos vinhedos, as instalações de fabricação, laboratórios, caves, museu e ainda tiveram a oportunidade de fazer degustação de vinhos. O contato direto com os bastidores da produção vinícola, trouxe o aprendizado mais aprofundado sobre a produção dos principais vinhos da empresa e com as práticas sustentáveis de produção. 
Para o coordenador do curso, o Engenheiro Agrônomo Dr. Marcelo Benevenga Sarmento, a experiência é de grande importância para a formação dos alunos, “essa forma presencial de conhecer a prática de um case de sucesso do agronegócio regional e acompanhar de perto o modo com que essas práticas produtivas impactam no desenvolvimento regional é um dos fundamentos do nosso curso” explica o professor. 
Depois da visita à Fazenda Guatambú, chegou a hora de seguir viagem. A turma seguiu para o Município de Alegrete, onde durante a 6ª Expofeira, aconteceu o Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio 2015. 
Durante o circuito os alunos tiveram a oportunidade de presenciar três importantes palestras do agronegócio, quando receberam informações importantes sobre o programa estadual de uso, manejo e conservação do solo e da água. A questão foi abordada pelo secretário da Agricultura Pecuária e Irrigação do RS, Sr. Ernani Polo, que falou também sobre rotação de culturas, práticas conservacionistas inadequadas, falta de infiltração do solo, melhorias nos sistemas de armazenagem de água das chuvas.
A segunda palestra assistida pelos acadêmicos, foi apresentada pela Drª Kelly Bruch, que abordou os desafios da gestão e a eficiência produtiva no agronegócio, focando na agregação de valor de produtos com indicação geográfica, sistemas de informação e contabilidade, desenhos industriais e diversificação na propriedade. Segundo depoimento dos acadêmicos a palestra que agregou informações sobre esses temas, os quais eles já estavam familiarizados, pois já haviam sido abordados anteriormente abordados pelo coordenador do curso. 
A palestra O Planejamento Sucessório no Agronegócio, ministrada por Ben-Hur Xavier, que abordou as diferentes formas de planejamento sucessório das empresas rurais familiares de grandes, médios e pequenos portes, fechou a trade do Circuito e encerrou o estudo de campo dos acadêmicos.
“Seguindo o dinamismo proposto pelo Curso de Gestão e Tecnologia em Agronegócio, pretendemos continuar com a metodologia de aulas de campo e conhecimento in loco, agregando assim, teoria e prática a formação dos nossos acadêmicos”, diz o coordenador, destacando que há vagas para novos alunos: “No dia 22 de novembro, teremos a edição de verão do vestibular da URCAMP, e eu convido o trabalhador, o empreendedor, o simpatizante do Agronegócio, que queria obter uma formação superior, dinâmica e qualificada que venha fazer parte do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio”. 
As inscrições para o vestibular de verão da URCAMP já estão abertas. Mais informações no site www.urcamp.edu.br ou pelo telefone 32321629