Normalizado o fornecimento de energia elétrica para mais de 90% dos clientes atingidos pelos temporais

A AES Sul recuperou mais de 90% da rede elétrica danificada após os três violentos temporais que atingiram praticamente todos os municípios da área de concessão da empresa, que provocaram danos de grande relevância na rede de distribuição e transmissão de energia elétrica. Ventos com velocidade acima de 100 km/h derrubaram árvores, postes, torres de linha de transmissão e danificaram diversos equipamentos.
No pico do temporal, 490 mil clientes ficaram sem energia elétrica. O trabalho de recuperação da rede, com envolvimento de mais de 1.500 profissionais, reduziu a quantidade de clientes em atendimento para 35 mil, com maior concentração nos municípios de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Canoas, Alegrete, São Sepé e São Francisco de Assis. Há falta de energia elétrica em outros municípios da área de concessão, porém, são em pontos isolados, individuais, áreas alagadas, construções danificadas, o que impede mensurar números precisos de clientes.
Todos os serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde, fornecimento de água e sinalização de trânsito estão com energia restabelecida e operando normalmente. Todas as linhas de substransmissão danificadas pelos temporais operam normalmente desde sexta-feira.
O trabalho para normalização do fornecimento se concentra em atendimento individuais ou a pequenos volumes de clientes, com consertos e reconstrução da rede de baixa tensão. Esses atendimentos são, em muitos casos, mais demorados, pois envolvem trocas de equipamentos ou consertos e ajustes.

Confira a situação neste momento todos os municípios da área de concessão:

· Municípios com fornecimento normalizado: Travesseiro, Tabaí, Sério, São Miguel das Missões, São João do Polêsine, Paverama, Imigrante, Fazenda Vila Nova, Faxinal do Soturno, Estrela, Colinas, Capitão, Bom Retiro do Sul, Santa Clara do Sul, Relvado, Cerro Branco, Barra do Quaraí, Bossoroca, São Vendelino, Ivorá, Vespasiano Corrêa, Cruzeiro do Sul, Teutônia, Coqueiro Baixo, Pareci Novo, Nova Brescia, Mato Leitão, Lajeado, Lagoa Bonita do Sul, Garruchos, Muçum, Estrela, Tupandi, São José do Sul, Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Triunfo, São José do Hortêncio, Santo Antônio das Missões, Maratá, Itacurubi, Capão do Cipó, Capela de Santana, Passo do Sobrado, Unistalda, Harmonia, Roca Sales, Araricá, Brochier, Encantando, Salvador do Sul.

· Municípios com atendimentos pontuais, sendo a maioria em áreas rurais: Gramado Xavier, Presidente Lucena, Passa Sete, Vera Cruz, São Borja, Dois Irmãos, Santa Maria do Herval, São Sebastião do Caí, Santa Margarida do Sul, Taquari, Ibarama, Bom Princípio, Sobradinho, Dilermando de Aguiar, Vale do Sol, Venâncio Aires, Morro Reuter, Montenegro, Vila Nova do Sul, Boqueirão do Leão, Nova Esperança do Sul, Quevedos, Sinimbu, Cacequi, Uruguaiana, Santana do Livramento, Ivoti, Toropi, Estância Velha, Esteio, General Câmara, Sapiranga, Herveiras, Agudo, Campo Bom, Maçambará, Tunas, Paraíso do Sul, Itaara, Candelária, Novo Cabrais, Mata, Lindolfo Collor, Lagoão, Itaqui, Restinga Seca, Manoel Viana e Formigueiro.

· Municípios com atendimentos pontuais em áreas urbanas: Nova Santa Rita, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, São Pedro do Sul, Segredo, Santana da Boa Vista, São Martinho da Serra, Arroio do Tigre, São Leopoldo, Quaraí, Santiago, Portão, Novo Hamburgo, Rio Pardo, Caçapava do Sul, São Vicente do Sul, São Gabriel, Jaguari, São Francisco de Assis, Sapucaia do Sul, Alegrete, São Sepé, Canoas, Cachoeira do Sul e Santa Maria.

A AES Sul segue mobilizada com um contingente de mais de 1.500 eletricistas e técnicos em campo, no atendimento às ocorrências. O restabelecimento da energia se dá de forma gradativa, segura e contínua, conforme os consertos e a reconstrução da rede vão sendo concluídos. A AES Sul agradece a compreensão de seus clientes e os manterá informados sobre o andamento dos trabalhos.

ALERTA DE SEGURANÇA – A AES Sul faz um alerta importante: ninguém deve se aproximar ou tocar em quaisquer equipamentos da rede elétrica. Não é possível saber se está ou não energizado, correndo risco de acidente grave. Também jamais deve se tentar religar a energia por conta própria. Para qualquer problema com a rede, chame a AES Sul.

· Central de Relacionamento – 0800 707 7272 FREE, nas 24 horas do dia.
· Para informar falta de energia elétrica use o Torpedo Fácil, enviando um SMS para 28410, informando apenas o código de cliente.

Sobre a AES Sul - A AES Sul é uma empresa do Grupo AES Brasil. Atua há 18 anos na distribuição de energia elétrica para 118 municípios do Rio Grande do Sul, com uma força de trabalho de mais de 3.000 pessoas. A AES Sul é responsável por levar energia elétrica com segurança, qualidade e confiabilidade para cerca de quatro milhões de gaúchos.