Coluna-Ponto-de-Vista-1

Outubro Rosa: ESF realiza palestras de conscientização nas comunidades assistidas pela UBS Zona Oeste

No primeiro dia de campanha, com a realização de palestras de conscientização para a população da Vila Mariana, mais de 50 pessoas (entre mães e alunas) participaram das ações do Outubro Rosa desenvolvidas pelas equipes do Programa Estratégia Saúde da Família da UBS Zona Oeste. O lançamento aconteceu na sexta-feira passada (02) na Escola Presidente John Kennedy. A plateia recebeu informações sobre métodos de prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de orientações e alerta para doenças sexualmente transmissíveis, com foco na prevenção contra o HIV e Sifilis. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os trabalhos foram coordenados pelos enfermeiros André Prates da Rosa e Silvana Regina da Costa Velho Mendes e pela médica Acralys Guerra Cobas.
As atividades continuam nesta quinta-feira (08), na Escola José Sampaio Marques Luz, a partir das 16h; no sábado (10), na Igreja Quadrangular, às 17h; e no sábado (17/10), na Unidade de Saúde Zona Oeste, com a coleta de preventivo durante todo o dia.
Na semana passada, o ESF Zona Oeste também participou das atividades da Casa da Saúde com a enfermeira Silvana. Foram duas palestras na quarta e quinta, uma para alunos do Programa Jovem Aprendiz e outra para estudantes da Escola XV de Novembro.
"Falamos sobre prevenções, uso do preservativo e fazemos chamamento para os testes. Falamos tudo sobre a doença e depois sobre a prevenção", explica a enfermeira.
Hoje, com base em dados obtidos com teste rápidos, os casos de sifilis superam em lona margem os de HIV. Em média, são registrados três casos positivos por semana, incluindo situações envolvendo gestantes, alerta a enfermeira.
Segundo ela, não tem faixa etária específica. "Se dá positivo, refazemos o teste. Depois encaminhamos para laboratório e se confirmar encaminhamos para um profissional. No entanto, todo o trabalho de prevenção é realizado com o objetivo de evitar que isso aconteça", finalizou.
Tecnologia do Blogger.