Coluna-Ponto-de-Vista-1

Paola Campos no Coluna Ponto de Vista

Paola Campos
Nutricionista e colunista do site

EM BUSCA DO CORPO IDEAL

Cresce o uso de substâncias como anabolizantes, suplementos e termogênicos e seu uso indiscriminado pode causar conseqüências como: redução dos testículos, diminuição da menstruação, distúrbios da voz, acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial, risco de adquirir doenças transmissíveis, devido os injetáveis, (aids, hepatite). 
A busca acelerada pelo corpo perfeito e a beleza escultural, tem se transformado em armadilha para a saúde da população, de ambos os sexos, principalmente para os jovens que acreditam que a felicidade está em músculos grandes, em corpos magros e sem gordura. 
Um corpo perfeito tem que ter equilíbrio entre altura, peso, gordura, músculos e não deve, contudo, ter excessos das quantidades de gordura, músculos e vitaminas, pois deve ser, acima de tudo, saudável. 
Com a ansiedade e até mesmo vaidade por ter um corpo escultural, cheio de curvas, beleza a qualquer custo, culto a estética, é que aumentam os riscos com a saúde, pois é a partir dessa premissa que há o consumo indiscriminado de substâncias sem qualquer prescrição e acompanhamento adequando de um profissional capacitado para isso. O problema não é focar nos objetivos e sim como alcançá-los sem comprometer sua saúde. 
Infelizmente o uso de anabolizantes, suplementos e os termogênicos, para acelerar o ganho de massa muscular, perder gordura, dar mais energia durante os treinos, são utilizados sem nenhuma orientação e com o tempo poderá trazer problemas graves, tais como sobrecarga renal, tumores no fígado, problemas cardíacos, aumento dos níveis de colesterol e até mesmo recuperar o peso eliminado, entre outros. 
Na medicina os anabolizantes esteróides são drogas derivadas do hormônio testosterona, possuem usos clínicos e podem, ocasionalmente, ser prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes com HIV a recuperar peso. Esteticamente, o uso é considerado ilegal e inadequado, pois não há controle sobre as doses utilizadas, as condições em que são aplicadas ou o tempo em que são tomadas. Algumas pessoas chegam a utilizar anabolizantes esteróides de uso veterinário, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 
Consequências do uso de anabolizantes nas mulheres: Pêlo facial, engrossamento da voz, aumento de pelos no corpo, irregularidade menstrual, aumento de apetite, crescimento do clitóris, diminuição dos seios 
Consequências do uso de anabolizantes nos homens: aparecimento de mamas, redução dos testículos, impotência, diminuição da contagem dos espermatozoides, calvície. 
Mas nessa história os anabolizantes não são os únicos vilões. Os aparentemente inocentes suplementos também representam riscos, segundo os especialistas. Eles têm a função de complementar a alimentação, muitas vezes com substâncias que vão auxiliar na queima de gordura. Na nutrição o uso de termogenicos e suplementos alimentares também podem ser indicados conforme a necessidade do individuo, mas claro, após uma rigorosa avaliação física e bioquímica do mesmo. O uso indiscriminado não é de responsabilidade dos nutricionistas, e também trazem conseqüências do uso abusivo como a sobrecarga renal, hepática, recuperação do peso eliminado, insônia e irritabilidade. 
Cada pessoa tem seu ritmo e desempenho para atingir o desenvolvimento físico, por isso a orientação e a condução dos treinamentos devem ser acompanhado pelo profissional de fato, capacitado, bem como o uso de suplementos devem ser prescritos conforme necessidade, por um profissional também capacitado. Sabemos que o objetivo para ser alcançado dependerá de seu esforço e comprometimento com o treino e de uma alimentação equilibrada, balanceada e indicada de forma personalizada. 
Famosos admitem que já usaram anabolizantes 
A Ex BBB11, Maria Melilo, 29 anos, declarou já ter usado anabolizantes para ter um corpo definido, como provável conseqüências teve que retirar 70% do fígado devido a um câncer descoberto logo após ter acabado o reality, além de ter o clitóris aumentado, amenorréia por excesso de testosterona. A atriz também relatou em entrevista ao Fantástico, que o uso se torna um vicio e que é extremamente difícil de parar. 
O cantor baiano Netinho em entrevista ao prgramas de TV também confessou já ter feito uso de anabolizantes. O musico sofreu uma seqüência de problemas médicos: inflamação do músculo, artéria rompida no abdome, retirrada de um tumor hepático, hemorragias e hoje apresenta uma válvulo no cérebro, além de estar, ainda, em estado de desnutrição e já ter perdido a voz. Recupera-se ainda com dificuldades; 
A atriz Débora Secco, em entrevista ao Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, admitiu que prejudicou sua saúde em busca do corpo perfeito. “Quando fiz a novela “O Beijo do Vampiro” comecei a tomar os suplementos errados, as chamadas “bombas”. Por causa disso, fiquei com problema na tireóide e agora tenho que tomar hormônio para ao resto da vida. Engordei 20 quilos e depois foi uma dificuldade para perder”, confessou. 
Em entrevista ao SBT, Padre Marcelo Rossi revelou que tomou anabolizantes por dois anos durante sua juventude. “Era culto ao corpo total, tomava 40 claras de ovo por dia e freqüentava a academia de segunda a segunda-feira. Comecei a usar, pois chegou o momento em que o músculo não crescia mais”, revelou; 
O cantor Léo Santana, em entrevista ao programa Bahia Esporte (TV Bahia), admitiu mais uma vez que já tomou anabolizantes para ganhar massa muscular quando mais jovem. "Não tenho vergonha de admitir que tomei anabolizante... e nunca me faz mal. Hoje, não topo mais", afirmou ele. Ele, no entanto, pediu que as pessoas não se mirem em sua experiência e que busquem meios mais saudáveis para conseguir o corpo ideal e com indicação médica. "Não é porque não me fez mal, que indico (o uso de anabolizante). É bom é se cuidar, ser saudável", disse. 
Viviane Araújo também teve a voz afetada pelo uso de anabolizantes. Segundo a própria Viviane, ela parou de usar as substâncias justamente pelos males que fazem à saúde. 
O cantor Rodriguinho, ex Travessos, contou durante entrevista com o EGO: O tempo passou e dei uma engordadinha. Quando saí do grupo, me rebelei e fiz tudo o que os empresários não deixavam. Tomei anabolizante por dois anos, fiquei maluco por academia. Fazia tudo o que falavam, mas com acompanhamento. Isso tirou um pouco os efeitos colaterais. Agora sofro as consequências, é difícil perder peso e minha voz ficou mais grave, embora eu goste dela assim, achava minha voz muito estridente antes. Voltar a ser daquele jeito não dá mais. Eu era o galãzinho do grupo, não sou mais. Não posso perder esse posto! 
O que vale mais: sua forma física adquirida sem comprometimentos à saúde? ou sua forma física adquirida a qualquer custo para impressionar a sociedade e enganar seu ego? 
Todo cuidado é válido e toda conquista é suada, porém o resultado deve ser duradouro! 
Procure profissionais capacitados para melhor orientação e acompanhamento, desde sua alimentação à pratica correta da atividade física. 

Tecnologia do Blogger.