Coluna-Ponto-de-Vista-1

Enchente: Inocêncio propõe novo sistema contra cheias

A chuva que desabou sobre São Gabriel recentemente, provocando estragos e transtornos na vida de milhares de pessoas, fez o município reviver um drama que não se repetia nas últimas décadas. O nível do Rio Vacacaí subiu rápido demais e inundou as casas na região ribeirinha. O líder do PP, Inocêncio Gonçalves, em visita aos bairros atingidos, propôs uma mudança no sistema contra cheias. Segundo ele, é preciso aprimorar o sistema de previsão de cheias e de riscos de alagamentos, além de identificar edificações vulneráveis. “Essas informações devem subsidiar a decisão de alertar a população e determinar uma eventual desocupação emergencial”, afirmou.
Inocêncio também comentou sobre a necessidade de um estudo para construção de um muro, semelhante ao existente em Porto Alegre, para conter o avanço da enchente. “Esse é um problema crônico que acontece todos os anos. É impossível que não haja uma solução. A Defesa Civil e a Prefeitura, juntamente com a sociedade, precisam criar um comitê permanente para discutir essa questão”, ressaltou Inocêncio, salientando que é chegado o momento de o Poder Público prevenir e não remediar. 
Outro assunto destacado por Inocêncio é com relação a ponte Engenheiro Alfredo Bento Pereira Filho, que liga o Bairro Bom Fim ao centro. “A ponte foi construída na gestão do meu pai e de lá para cá passou por poucas reformas. Há um excesso de peso trafegando diariamente pela ponte. A Prefeitura precisa, salvo melhor juízo, realizar uma detalhada vistoria”, disse. 
Um documento com a proposta para criação de um mecanismo para a articulação de ações de prevenção de cheias e elaboração de um projeto do novo sistema de alerta de cheias foi entregue por Inocêncio ao vereador Caio Rocha, líder da bancada do PP na Câmara Municipal de Vereadores.
Tecnologia do Blogger.