Coluna-Ponto-de-Vista-1

NOTA DE PESAR

Med. Vet. Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

O Sindicato Rural de São Gabriel, juntamente com toda a comunidade gabrielense, lamenta a morte do ex-prefeito, ex-deputado estadual e agropecuarista Erasmo José Dias Chiapetta, que nos deixou neste domingo. 
Mais do que o símbolo vivo de uma ideologia política na região, Erasmo Chiapetta deixou na vida política de São Gabriel e do Rio Grande do Sul, uma contribuição que apenas no futuro deverá ser devidamente mensurada. Como prefeito municipal, foi, a seu modo e em suas circunstâncias históricas, um inovador. O “Chiapetão”, marca inegável de sua gestão, não foi a única realização de um prefeito que levou urbanização, saneamento e água potável para diversos bairros da cidade, além de dar uma atenção fundamental ao agronegócio e ao homem do campo.
Como deputado estadual, sua luta incansável pela valorização do xisto como nova matriz energética ficou, lamentavelmente, sem sucessor. Sua defesa desta causa ocorreu muitas décadas antes que a sustentabilidade e as novas alternativas de geração de energia entrassem na agenda política. As circunstâncias políticas de seu tempo, lamentavelmente, mantiveram essa discussão longe dos holofotes.
Como produtor rural, esteve sempre ligado e atento às lutas do Sindicato Rural, e sua vida no campo foi uma denúncia viva de um sistema econômico injusto com os produtores. Em nome dos produtores rurais que tiveram nele um defensor inconteste, nossos respeitos e sentimentos à família enlutada.
Tecnologia do Blogger.