Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura adquire unidade móvel de saúde para atender população do interior de São Gabriel

Pequenos produtores do Assentamento Guajuviras, na região de Azevedo Sodré, foram os primeiros a receber o atendimento dos profissionais da Unidade Móvel de Saúde. A assistência foi disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde durante a Descentralização do Governo, realizada na Escola Maria Manoela, na última segunda-feira. Na oportunidade foi lançado oficialmente o projeto para todo o interior de São Gabriel. De acordo com a SMS, a Unidade atenderá de acordo com um cronograma.
O atendimento médico e odontológico não chega a ser uma novidade, pois tem acontecido com frequência desde 2013 durante os processos de deslocamento das Secretarias para o interior. A grande atração foi mesmo a apresentação do microônibus, com consultórios médico e odontológico, adquirido através de recurso federal que contempla os municípios que atendem comunidades remanescentes de quilombos, situadas na zona rural e que aderiram à Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra.
A Unidade Móvel de Saúde atenderá comunidades do interior do município levando acesso a saúde qualificando a assistência prestada, ampliando a Integralidade, Universalidade e Equidade no acesso aos serviços de Saúde do SUS através de Políticas de Atenção Integral à Saúde da População Negra, das Populações do Campo, da Floresta e das águas. Também serão beneficiados os assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar.
A primeira comunidade beneficiada foi a de Azevedo Sodré. No próximo final de semana, será a vez de Von Bock e, na sequência, a do Assentamento Madre Terra. O cronograma oficial, no entanto, ainda não foi divulgado pela Secretaria da Saúde.
A Unidade Móvel de Saúde está vinculada a Unidade Básica de Saúde Henriqueta da Silva, no Bairro Novo Horizonte, onde funciona o ESF 4 Quilombola Esplanada e ESF Quilombola Santa Clara. O atendimento será feito pelos médicos Alianne Perez, da UBS Santa Clara; Marcela Dal Belo e Yulianny Rodriguez, da UBS Esplanada.
Durante a Descentralização de Governo no Azevedo Sodré a Secretaria da Saúde realizou: verificação de Pressão Arterial em 50 pessoas; 30 testes de HGT; 22 testes rápido; 26 atendimentos odontológicos; 03 exames preventivos; 28 consultas médicas.
Tecnologia do Blogger.