Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel sediou discussão sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar

São Gabriel reuniu representantes dos setores de alimentação escolar de cinco municípios da região em reunião de assessoria desenvolvida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE), da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento - organizado pelo Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação - contou com a presença de Lavras do Sul, Vila Nova, Dom Pedrito, São Vicente e São Sepé. As discussões aconteceram no Salão de Atos do Palácio Plácido de Castro, na sexta-feira (15/04), com a coordenação da Nutricionista Nara Gonçalves e e apoio do Fiscal Selmar Carbajal.
A ideia principal, segundo informou a nutricionista, é acompanhar a execução do PNAE e formar multiplicadores dos conhecimentos relacionados à execução do programa. 
A proposta da palestra, no entanto, foi prestar orientações técnicas gerais para o bom desempenho do Programa de Alimentação Escolar e cooperar com o processo de capacitação dos recursos humanos envolvidos na execução do PNAE e no controle social.
Segundo ela, foram abordados os assuntos referente a legislação do PNAE, necessidade da educação Nutricional em sala de aula, informações de como proceder passo a passo para a compra de alimentos proveniente da agricultura familiar. "Cada município apresentou suas experiências e projetos desenvolvidos na Alimentação de Escolares o que contribuiu para formação dos municípios participantes", explicou.

SAIBA MAIS
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.
São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.
Tecnologia do Blogger.