Coluna-Ponto-de-Vista-1

Câmara de Vereadores buscará soluções para crise na Unipampa

Acadêmicos estiveram na sessão de ontem
A Câmara de Vereadores de São Gabriel expressou apoio à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), afetada pelos cortes financeiros realizados pelo Governo Federal nos últimos meses. Em suas manifestações, os vereadores salientaram que estarão formando uma comissão para cobrar dos deputados federais e do Governo a reversão dos cortes que ameaçam a continuidade dos trabalhos da instituição em São Gabriel e região. A situação da Unipampa preocupa a presidente do Legislativo, Karen Lannes (SD) e os vereadores, e uma reunião na universidade está marcada para a próxima segunda-feira, 6 de junho.
Acadêmicos da instituição estiveram na Câmara na sessão desta segunda-feira (30) e os vereadores se manifestaram a respeito. Cilon Lisoski (PR) salientou que a universidade é importante e que o Legislativo dará o apoio que falta por parte do Poder Executivo. "Uma universidade federal é o cartão de visitas e sinônimo de desenvolvimento de uma comunidade, e lamentamos além da situação que passa a Unipampa, que até hoje não tenha sido construído o prometido trevo de acesso nem o asfaltamento", lamentou. 
Os vereadores Paulo Sérgio Barros (Nenê), Antônio Devair (Beka) e Sildo Cabreira, do PDT, também manifestaram apoio à Unipampa. "A universidade é importante para a comunidade, que mudou muito com a chegada dos acadêmicos de várias partes do Brasil. Não vamos virar as costas para a Unipampa", afirmou Beka. "A Câmara vai agir para que os cortes sejam revistos. Intercederemos junto aos deputados federais, pois são mais de mil pessoas, entre alunos, professores, funcionários de carreira e terceirizados que investem na comunidade. Vamos fazer algo, já que a Prefeitura nada faz para manter a universidade aqui em São Gabriel", disse o vereador Nenê, que propôs a montagem de uma comissão à respeito.
Os vereadores irão ao campus local na próxima segunda-feira, às 10h30, onde se reunirão com o Diretor Valdir Stefenon para saber a realidade da situação e se colocar à disposição. Além dos parlamentares citados, os vereadores André Lemes (PT), Néca Bragança (PC do B), Vagner Aloy e Marcos Vieira (PSDB) manifestaram-se em apoio à Unipampa, que teve mais de 50% do orçamento cortado nos últimos anos.
A Presidente do Legislativo, Karen Lannes (SD), colocou a Câmara à disposição. “Uma universidade traz desenvolvimento não só para a comunidade, mas para toda a região. O investimento em educação é importante e a Unipampa trouxe muitos benefícios para São Gabriel, que não podem ser ameaçados pela falta de visão dos governantes. Vamos batalhar e buscar a reversão desse quadro”, afirmou. Os alunos agradeceram o apoio e salientam que este corte ameaça a comunidade, onde a instituição investe por mês mais de um milhão de reais em São Gabriel.
Tecnologia do Blogger.