Coluna-Ponto-de-Vista-1

Ex-Combatentes da FEB em São Gabriel são homenageados na Solenidade Alusiva ao “Dia da Vitória”

Na manhã de segunda-feira (09), foi realizada solenidade militar alusiva aos 71 anos do “Dia da Vitória”, ocorrido no dia 8 de maio de 1945. 
O evento, organizado pela Guarnição Militar Federal de São Gabriel foi realizou na Praça Carlos Pereira, em frente ao Museu da Força Expedicionária Brasileira - Museu da FEB, contando com a participação dos comandantes e tropas das Unidades Militares de São Gabriel - Coronel Mauri Marcelo Félix, (Cmt do 6º BE Comb e Gu), Ten. Cel. Evandro Lupchinski (Cmt do 9º RCB) e Major Jairo Diniz Guerra (Cmt da 13ª Cia Com Mec), do Curador do referido Museu e de sua assessora - Luis Fernando Fabrício e Sandriane dos Santos, Capitão Aníbal Menezes da Silveira - Cmt do 4º Esqd da Brigada Militar, Presidente da ASMIR - Valnei Freitas, secretários municipais - Caio Aloy (de Administração), Daniel Ferrony (da Saúde), João Carlos Bisogno (de Turismo, Desporto, Cultura e Lazer) e Branca Wiesel (de Educação), familiares dos ex-combatentes e convidados especiais.
Durante a solenidade, foi destacado que a data de 8 de maio de 1945, os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e Alto Comando das Forças Soviéticas assinaram em Berlim a Ata de Rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite daquele dia.
Também foram lidos os nomes dos 37 praças gabrielenses que bravamente representaram o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, de forma especial aos familiares do Sargento Lucio Cabral e do Cabo Pedro Antunes. 
Após a formatura, todos os presentes visitaram as instalações do Museu da FEB e também puderam observar as diversas obras e melhorias que fazem parte da reforma do mesmo, visando uma melhor conservação do seu acervo histórico que é temático, e possui diversos documentos, fotos, condecorações e armas, da época da 2ª Guerra Mundial.
Tecnologia do Blogger.