Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura se reúne com assentados, novas ações de trabalho são traçadas e parceria reafirmada

“O Governo Municipal está empenhado no momento na manutenção emergencial dos pontos críticos das estradas. São Gabriel é o 4º maior município em extensão territorial do Estadual, temos aproximadamente 47 estradas vicinais, que serve para o escoamento da safra, deslocamento das famílias interior-cidade e vice-versa, além do uso diário para o transporte escolar, mas a nossa parceria com todos os residentes nos assentamentos continua firme, bem como, com os produtores rurais e famílias que residem no interior”, afirmou o prefeito Roque Montagner, em reunião no Salão de Atos da Prefeitura, na manhã de quarta-feira (04), com a participação de secretários municipais, de lideranças dos Assentamentos, representantes da Via Camponesa, COOPTEC e INCRA, entre outros.
Durante o encontro, coordenado pela Secretária de Planejamento e Projetos - Tani Vieira, foi tratado vários assuntos, como: Entreposto do Leite, melhorias nas estradas e manutenção das vias de acesso e interior dos assentamentos.
O Chefe do Executivo ressaltou que no momento é muito importante uma reflexão da política sobre tudo quem está acontecendo na esfera Federal, destacando a relevância dos diversos programas sociais implementados e em desenvolvimento no País, entre eles: “Minha Casa, Minha Vida”, “Água Para Todos”, “Caminho da Escola”, etc. Ele salientou que em recente reunião com a EMATER local, enalteceu que a saída momentânea para os pequenos produtores rurais é a diversificação de culturas em suas propriedades, sendo necessária a criação de incentivos aos mesmos junto a EMATER para a plantação como, por exemplo, da batata inglesa, cebola, mandioca (aipim). Segundo o prefeito: “Vamos continuar fazendo o possível e o impossível. Esta Administração tem verdadeiramente afinidade com aquelas pessoas mais carentes e com mais dificuldades. Devemos ajudar o homem do campo a dar dignidade e educar seus filhos se mantendo no campo. Tenho profundo reconhecimento pelos assentados, que saíram de baixo de uma lona, e hoje são os maiores produtores do País, onde muitos diziam que vocês iriam ser uns favelados. Só iremos chegar ao sucesso com a força do trabalho de todos vocês”, frisou.
O representante do INCRA - Carlos Lied agradeceu todo o apoio do prefeito, salientando que esta semana ainda, a superintendência do INCRA recomendou que permaneça a parceria com a Prefeitura.
Já o Secretário de Viação e Transportes - Jorge Valdecir Pires (Mexa) disse que o maquinário continua desenvolvendo ações em várias localidades e que este, a partir de agora, passa acompanhar mais diretamente a realização efetiva de trabalhos em todos os assentamentos, ressaltando que ainda esta semana concluirá as ações de melhorias no Corredor da Ferrugem, e, na sequência se deslocará para os Assentamentos Zambese, Itaguaçu e Caiboaté.
Na oportunidade, as lideranças dos Assentamentos apresentaram os problemas pendentes em cada um deles, ao mesmo tempo em que sugeriram algumas formas de trabalho visando a aceleração dos trabalhos nas vias de acesso e estradas no interior dos Assentamentos, onde, na sequência teve início foi reorganizado o roteiro de serviços e destacadas as prioridades das principais demandas o que deverá ser cumprido rigorosamente conforme determinação do prefeito Roque Montagner ao secretário Jorge Valdecir.
Um novo encontro já ficou agendado para o próximo dia 25 deste mês, às 10 horas, no mesmo local, onde o secretário Mexa se comprometeu em apresentar um relatório com fotos das ações realizadas até aquele momento.
Também participaram da reunião: Secretária de Obras, Habitação e Meio Ambiente - Andréa Herman, Coordenador da Secretaria de Agricultura - Ladislê Teixeira, Geovana Góes - da SEPLAN, Coordenadores dos Assentamentos União Pela Terra, Zambeze, representantes do COOPTEC e Camponesa, entre outros.
Tecnologia do Blogger.