Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel começa a eleger Conselhos Escolares

Terminou na terça-feira (24) o prazo para que as escolas municipais de São Gabriel realizassem assembleias para eleger seus conselhos escolares – formados por pais, alunos, funcionários, professores e representantes da comunidade local. De acordo com o Conselho Municipal de Educação (CME), trata-se de uma exigência e consta na Lei n° 3.704/2015 que cria e regulamenta o funcionamento dos Conselhos Escolares nas Escolas da Rede Pública Municipal de São Gabriel.
Em 15 dias, os Conselhos Escolares tomarão posse e, após, serão escolhidos os membros das comunidades, através de edital. Para encerrar este processo, o CME e a Secretaria Municipal de Educação (SEME) disponibilizarão formação continuada à todos os membros dos colegiados.
Várias etapas foram vencidas até chegar neste momento.
Desde abril, quando foi nomeada através de um decreto, a Comissão Municipal dos Conselhos Escolares - formada por dois membros da Secretaria Municipal de Educação (Nayzi Machado e Ângela Longhi) e dois membros do Conselho Municipal de Educação (Rozane Maria Maciel da Silveira e Lucas Loch Moreira) – vem realizando reuniões nas escolas, divulgando o trabalho na mídia e elaborando convocações para que todos os pais da rede municipal.
Segundo a entidade, a proposta foi dar conhecimento do trabalho que está sendo realizado e orientar a comunidade escolar, informando que os mesmos deveriam participar do processo.
A presidente da Comissão Municipal dos Conselhos Escolares, Professora Rozane Maria Maciel, destaca que é importante o momento da educação em São Gabriel. “A hora é agora de nos movimentarmos e fazermos parte dessa transformação rumo à democratização do ensino em São Gabriel”, comentou.
Os Conselhos Escolares terão as funções deliberativa, fiscalizadora, mobilizadora, propositiva e avaliadora.
Tecnologia do Blogger.