Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura realiza a quarta edição do Baile de Debutantes

Considerado um ritual de passagem da infância para a vida adulta de uma adolescente, o baile de debutantes, até pouco tempo, era algo inimaginável na vida de muitas meninas de São Gabriel. Isso mudou a partir de 2013, quando a Prefeitura da cidade decidiu criar a festa municipal, possibilitando que 15 adolescentes pudessem, no ano que completam 15 anos, participar de um momento especial.
O Baile Municipal de Debutantes, em sua quarta edição, está marcado para o dia 27 de agosto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas nas unidades do CAAS Trindade e Bolsa Família, no Brandão Júnior, e ainda na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social - responsável pela organização do evento - no Bairro Menino Jesus (Cohab), das 8h às 14h.
Podem participar meninas que tem 15 anos ou que farão 15 ainda este ano, mas precisam estar inseridas em um quadro social de baixa renda. Para isso precisam apresentar, no ato da inscrição, Certidão de Nascimento ou RG, Número de Identificação Social (NIS) do Bolsa Família e comprovante de residência. Serão beneficiadas, este ano, 15 meninas. Até ontem, oito já havia confirmado participação.
Os bailes de debutantes surgiram na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. E, além das razões já mencionadas acima, os bailes também tinham a função de atrair possíveis pretendentes para a jovem debutante.
O ponto alto da festa era quando a debutante trocava o vestido simples e quase infantil da recepção dos convidados, por um vestido mais adulto e deslumbrante para dançar a aguardada valsa com seu pai.
O evento, em São Gabriel, é realizado em parceria com entidades. As adolescentes são apadrinhadas por secretários municipais ou empresários da cidade, que possibilitam o pagamento de vestidos e realização da festa.

Tecnologia do Blogger.