Coluna-Ponto-de-Vista-1

Unidade Móvel de Saúde leva atendimento médico e odontológico para três regiões no interior de São Gabriel

Mais de 500 pessoas participaram da mobilização da saúde realizada entre quarta-feira (24) e sábado (27) no interior do Município. Foram realizadas ações em três regiões atendendo as comunidades de Rincão de Santa Catarina, Faxinal e Timbaúva, na quarta-feira (24); Vista Alegre, na quinta-feira (25); e Pedroso, no sábado (27).
Com equipes médica e odontológica, e participação de Agentes de Saúde dos ESF's Rurais Santa Clara e Zona Oeste, a Unidade Móvel de Saúde realizou 30 consultas médicas e 25 odontológicas em seis horas de atividades na Escola Mascarenhas de Moraes, beneficiando moradores das localidades de Rincão de Santa Catarina, Faxinal e Timbaúva. Além disso, foram feitos procedimentos de enfermagem, como verificação de pressão arterial e testes de HGT, Preventivos e Rápidos, além de pesagem.

Na quinta-feira (25), uma mateada organizada pela Comunidade Amigos dos Carreteiros, em Vista Alegre, serviu de palco para a mais uma edição do processo de descentralização das ações da Secretaria da Saúde naquela região. Em pouco mais de seis horas, foram realizados 119 procedimentos, 56 consultas médicas e 26 odontológicas. Ainda foram realizadas palestras sobre saúde bucal com o cirurgião dentista Willian César.
O público que foi ao local pode ainda confraternizar e participar de uma programação que contou com música ao vivo. As atrações foram protagonizadas pelos gaiteiros Lili Bandeira e Atos Quinhones e o cantor Gustavo Langendorf. As ervateiras Taquapi e Cristalina patrocinaram erva mate para a mateada, que encerrou somente no começo da noite com um baile de fandango.
A semana encerrou com a Unidade Móvel de Saúde na localidade de Passo do Pedroso. A concentração foi na antiga Charqueadas, beneficiando 20 famílias com atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.
O cronograma de atendimento a zona rural continua durante a semana na região de Rincão dos Ambrósios e Pavão, no assentamento Madre Terra.
Tecnologia do Blogger.