Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel receberá projeto de sustentabilidade da RGE Sul

Inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis é o objetivo do projeto Educar para Transformar, iniciativa da RGE Sul que, desde 2012, movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade.
Detalhes para a realização do projeto em São Gabriel foram acordados na última sexta-feira (27) em reunião na Secretaria Municipal de Educação, onde participaram o secretário da pasta, Sildo Jocelito Machado Cabreira, a coordenadora Pedagógica, Berenice Bueno, o assistente de Poder Público da RGE Sul, Tarciso André Homrich, e a produtora da Axis Mundi, Cleusa Silveira. As atividades serão realizadas no município nos dias 27 e 28 de março.
Lançado em setembro de 2016, o terceiro ciclo do projeto percorrerá os 118 municípios atendidos pela RGE Sul, até setembro de 2017, por meio de 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais – capacitações específicas para os educadores –, e nas Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas. Integram as Ações um grande círculo para a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas” e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade.
Na ocasião, serão entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade do trabalho nas escolas. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas instituições. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora do espetáculo teatral e o material didático em formato digital. 
Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul e realizado em parceria com as Prefeituras – através das Secretarias Municipais de Educação – e Coordenadorias Regionais de Educação, o projeto Educar para Transformar tem o intuito de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).

Sobre a CPFL Energia

A RGE Sul integra o grupo CPFL Energia, que há 103 anos está presente no setor elétrico, com atuação nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, o grupo é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. Também é um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.144 MW no final do segundo trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.
A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda.
Tecnologia do Blogger.