Coluna-Ponto-de-Vista-1

Parceria proporciona água de melhor qualidade para moradores da Zona Rural

Etiel Pereira – Químico da SGS e Albimar Tarragô –
EMATER/RS, durante os testes com o equipamento
Uma parceria firmada entre a EMATER/RS e a São Gabriel Saneamento, concessionária privada responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de São Gabriel, proporcionará a inúmeros moradores do interior do município a garantia de consumo de uma água de melhor qualidade. Através de um sistema clorador desenvolvido pela EMBRAPA e montado pelos técnicos da EMATER e da São Gabriel Saneamento, os moradores das regiões rurais poderão utilizar cloro na desinfecção de suas fontes particulares de captação de água. A concessionária gabrielense também realizará análises em amostras de água captadas nestas propriedades.
Segundo Albimar Tarragô, da EMATER, a totalidade destes moradores do interior do município utiliza água de poços ou cacimbas e desconhece a qualidade do produto que é consumido por suas famílias. Com as análises e o sistema, que utiliza cloro em seu processo, eles saberão da necessidade e importância da cloração e terão a garantia de desinfecção da água utilizada, reduzindo assim o risco de contaminação por viroses que possam causar vômitos e diarreia, entre outras doenças de veiculação hídrica.
Para Etiel Pereira, Químico responsável técnico da São Gabriel Saneamento, apesar da concessionária não ser responsável pelo abastecimento nas áreas rurais, há o compromisso com a comunidade: “Sabemos de nossa importância social também como empresa e com este auxílio, junto da EMATER, visamos promover a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população também da zona rural de nosso município”, afirma.
Ainda segundo ele, grupos de moradores das zonas rurais serão formados e convidados para conhecer a Estação de Tratamento de Água de São Gabriel, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da utilização de água tratada e em boas condições para seu consumo.
Mais informações podem ser obtidas junto ao escritório da EMATER em São Gabriel, localizado na Rua Cel Sezefredo, 629 – fundos, pelo e-mail emsgabri@emater.tche.br ou pelo telefone (55) 3232-5099.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.