Coluna-Ponto-de-Vista-1

Agroecologia e desenvolvimento do Pampa serão discutidos em eventos em Santana do Livramento

A Uergs em Santana do Livramento promove, de 4 a 6 de outubro, a 2ª Jornada de Agroecologia e o 2º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa. O evento é realizado em parceria com o Núcleo de Agroecologia Napampa, a Universidad de La República Uruguay e a Rede Socioambiental de Integração dos Campos do Extremo Sul.
De acordo com o professor da Uergs Márcio Neske, coordenador do Projeto de Extensão, a Uergs promoveu, em 2015, eventos que tiveram suas discussões em torno da Agroecologia no contexto do Bioma Pampa, Brasil e América Latina, saberes e conhecimentos das populações tradicionais, construção de conhecimentos agroecológicos e das populações tradicionais. No ano passado, na primeira edição do Seminário sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa, foram abordados temas como a soja e a sustentabilidade, sendo abordadas questões como a perda da biodiversidade, a degradação do solo, a contaminação dos recursos hídricos, políticas públicas, a concentração fundiária, a geração de desigualdades e a exclusão de populações rurais do campo.
Este ano, a intenção é aprofundar essas discussões. “Estes eventos constituíram-se em um marco de referência na região Pampeana do Brasil e Uruguai. Seus foram profícuos, traduzindo-se em ações que têm se firmado em parcerias de cooperação entre instituições e representações da sociedade civil, além de provocar e constituir uma agenda importante para o debate dos temas relacionados à Agroecologia, agriculturas de base familiar, políticas públicas e desenvolvimento territorial”, destaca Neske.
A programação conta com palestras, mesas redondas e oficinas que ocorrerão na Uergs e na Sala Cultural Professor Antonio Francisco Pereira Alves.
II Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa

Data: de 4 a 6 de outubro de 2017

Hora: das 8h30 às 23h

Carga Horária: 30h

Local: As atividades serão realizadas em dois locais:

Sala Cultural Professor Antônio Francisco Pereira Alves (Rua dos Andradas, 682 – Centro)

Uergs em Santana do Livramento (Rua Rivadávia Correa, 825 – Centro)

Coordenação: Márcio Neske

Contato: márcio-neske@uergs.edu.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.