Coluna-Ponto-de-Vista-1

Comissão da Defesa Civil realiza primeira edição do “Dia D”

Ampliar a percepção e conscientização sobre a necessidade de prevenção de desastres e proporcionar conhecimentos básicos sobre o assunto. Com este objetivo, a Comissão Municipal de Defesa Civil realizou, neste dia 10 de setembro, a primeira edição local do “Dia D”, jornada de conscientização que já é realizada em diversos outros municípios do Rio Grande do Sul e do Brasil, numa iniciativa da Secretaria Nacional de proteção e Defesa Civil. 
A programação foi iniciada com entrevistas às emissoras de rádio, concedidas por equipes locais da Defesa Civil e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São Gabriel – ASEASG, além de oficinas de reciclagem e mostra de confecções de trabalhos de material reciclável, a cargo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Zona Oeste, e trabalhos de conscientização. Pela manhã, foi realizado o Seminário “Gestão de Risco de Desastres Naturais”, na Câmara Municipal de Vereadores, com palestras do professor da Unipampa Rafael Cabral Cruz, da comandante do Grupamento de Patrulha Ambiental, sargento Nair Jacobsen, e do representante do Corpo de Bombeiros, 3.º sargento Dagoberto Rodrigues Soares. O seminário foi coordenado pelo presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, secretário de Obras e Urbanismo, vereador Marcos “Mec” Vieira, e assistido por líderes comunitários, servidores públicos ligados à área e estudantes, especialmente da Escola Municipal Marechal Deodoro. “Outras jornadas de conscientização em outras escolas também acontecerão”, informou a servidora da SEME, Juliana Munhoz. 
A programação incluiu ainda palestras de conscientização em escolas estaduais e municipais, e trilha ecológica com coleta de resíduos sólidos no sítio histórico e ecológico da Sanga da Bica, a cargo de alunos do Colégio Tiradentes. São parceiros do “Dia D” entidades como Unipampa, Colégio Tiradentes, Câmara Municipal, Brigada Militar, Grupamento de Patrulha Ambiental, Corpo de Bombeiros, Uamosg, 6º BE Comb, 13ª Cia Com, 9º RCB e as secretarias municipais de Obras e Urbanismo, Gabinete do Prefeito, Educação, Serviços Urbanos, Assistência Social e Desenvolvimento, Turismo e Cultura.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.