Coluna-Ponto-de-Vista-1

Escola Técnica New Life e Santa Casa de São Gabriel promovem a "Semana da Enfermagem"

A XXII Semana da Enfermagem da Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, junto com a VI Semana da Enfermagem da Escola Técnica New Life, teve início no dia 11 de maio, no salão nobre da Irmandade da Santa Casa de São Gabriel. 
No primeiro dia, houve a palestra abordando o tema "Ordens de Ajuda. Regra sobre acordos, hierarquia e disponibilidade. O que é ajudar?" com o palestrante Fábio Oliveira Baldaço. 

Na noite de 14 maio, na segunda-feira, aconteceu no auditório da New Life, a palestra com o fisioterapeuta Matheus Maciel Leal, abordando o tema "Tratamentos alternativos para ansiedade". Dentro de alguns tratamentos alternativos citados, Matheus falou sobre alguns da medicina natural, como a reflexologia podal e o shiatsu. 
Na terça-feira (15), os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestra com o Dr. Nilson Souto Pereira e a Enfermeira Gilvania Quadros da Silva, abordando o tema "Síndrome gripal e isolamento". Dr. Nilson relatou para os alunos do técnico em enfermagem, profissionais da saúde e demais presentes sobre a sua experiência com o surto da gripe A (H1N1), em 2009, quando o vírus foi diagnosticado no Brasil, assustando a comunidade gabrielense. Entre outros assuntos, o palestrante também explicou em detalhes o uso do medicamento fosfato de oseltamivir (Tamiflu®). Também alertou sobre os riscos de contrair o vírus. 
A Enfermeira Gilvania falou sobre os cuidados que visam diminuir o aumento da gripe no ambiente hospitalar. A palestrante apresentou alguns materiais que servem como prevenção de uso pessoal para abordar pacientes em isolamentos. Entre outros assuntos, alertou sobre os riscos de contaminação em ambiente hospitalar e no nosso cotidiano. Durante a tarde do dia 15 de maio os alunos tiveram a oficina "PCR New Life", com a Enfermeira Márcia Stefanel Franchi e Tec. em enfermagem Gisele Cunha Miranda. 
Durante a tarde do dia 16 de maio, a Escola Técnica New Life e a Santa Casa de São Gabriel estiveram presentes na praça Fernando Abbott, para realizar a verificação de PA e HGT, e conscientizar sobre a doação de sangue. A equipe da SAMU estava presente no local para orientações. 
Também no dia 16 de maio, às 19h, no auditório da New Life, houve a "Mesa Redonda" conduzida pela psicóloga Ana Azevedo, com a participação da Enfermeira Daniela Pereira, Liana da Rocha Gil (Enfermeira Gerente de Enfermagem) e Simone Zanon Gobbi (Coordenadora do Curso de Técnico em Enfermagem), a "Mesa Redonda" trouxe para os alunos e demais presentes vários assuntos visando o técnico em enfermagem. A psicóloga Ana Azevedo foi extremamente detalhista quando abordou temas relacionados ao comportamento do profissional no mercado de trabalho. Com a prática e teoria, as enfermeiras participantes da "Mesa Redonda" contaram algumas experiências e falaram sobre o comportamento dentro de um ambiente hospitalar. 
Para finalizar a XXI Semana da Enfermagem da Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, juntamente com a VI Semana da Enfermagem da Escola Técnica New Life, no dia 17 de maio, os alunos tiveram a oficina "Curativos - Comissão de lesões da pele" com a enfermeira Alaine Ferreira e a Enfermeira Liana da Rocha Gil, durante a tarde. Mais tarde, às 19h, houve a palestra no auditório da New Life com as psicólogas Ana Juliana Campelo Ximendes e Renata Gonçalves Southall, abordando o tema "Ansiedade: em que tempo você vice?". As psicólogas começaram a palestra alongando o pessoal, para deixá-los mais confortáveis. Com um diálogo tranquilo, buscaram responder dúvidas e ajudar a baixar os níveis de ansiedade. Logo após a "Mesa Redonda" houve os relatos dos técnicos em enfermagem da Santa Casa de São Gabriel. Maedi Terezinha Santos dos Santos, Celso Luis Paganotto e Juliana Viedo da Silva relataram suas experiências profissionais, histórias na enfermagem e as grandes amizades que fizeram durante a caminhada salvando vidas. 
Por fim, o Grupo New Life agradece a parceria com a Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, aos palestrantes, coordenadores, professores, alunos, amigos e aos demais que fizeram parte da Semana da Enfermagem.

Confira mais fotos:






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.