Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito assina Termo de Cessão com Associação Despertar para futuro Centro de Atendimento ao Autista

Depois de meses de estudos técnicos e legais, uma importante conquista foi assegurada para as famílias com portadores de autismo de São Gabriel. Na manhã desta segunda-feira, 11 de junho, o prefeito Rossano Gonçalves assinou Termo de Cessão de Uso, concedendo a área do antigo DNER para a Associação Gabrielense de Autismo “Despertar”. A entidade, formada por familiares de autistas, irá implantar no local, em parceria com o Poder Público, um Centro de Atenção ao Autismo. Participaram do ato o presidente do Poder Legislativo, vereador Vagner Aloy (PSDB); os secretários municipais Valdemir “Tita” Jobim (Administração) e Marcos “Mec” Vieira (Obras), apoiador da associação; a presidente da entidade, Carine Coletto; a juíza do Trabalho Fabiana Gallon, integrante da entidade, e diversas mães de autistas. A conquista cumpre um compromisso estabelecido com a associação na primeira reunião do prefeito com as líderes da entidade, em setembro de 2017.

No ato, o prefeito destacou o empenho da secretaria de Administração para viabilizar um caminho legal que permitisse o apoio do Município para a efetivação deste centro. “Com a cessão do espaço físico, damos mais um importante passo para a efetivação desta conquista, que oferecerá uma rede de serviços para os autistas e suas famílias”, assinalou. São 37 casos diagnosticados no Município, sem contar a sub-notificação, que ocorre quando famílias rejeitam o diagnóstico.
O passo seguinte será viabilizar os atendimentos, a partir do uso de profissionais já existentes na rede pública, como neuroterapeuta e psicopedagoga, para a implantação de um atendimento específico ao autista, por ser uma deficiência com muitas especificidades em relação às demais. Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que o autismo atinge 1 a cada 68 crianças, mais do que epidemias como o HIV e outras. “Com esta conquista, São Gabriel terá em breve o primeiro centro de atenção ao autismo da Fronteira Oeste e um dos únicos do Estado. Só temos a agradecer ao prefeito e sua equipe pela sensibilidade demonstrada para esta questão social e de saúde pública”, definiu a presidente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.