Coluna-Ponto-de-Vista-1

Emenda destina R$ 150 mil para castramóvel em São Gabriel

Na última quarta-feira, 04 de julho, foi cadastrada na Secretaria de Vigilância Sanitário do Ministério da Saúde, em Brasília, uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, através do gabinete do deputado Covatti Filho, para aquisição de um castramóvel para São Gabriel. A demanda foi pleiteada pela vereadora Flávia Batista (Progressistas) e será o primeiro castramóvel do Estado do Rio Grande do Sul a ser conquistado através de emenda parlamentar.
Segundo dados levantados pela Secretaria de Saúde do município existem aproximadamente quatro mil animais em estado de vulnerabilidade para serem atendidos. “O funcionamento do castramóvel será realizado em parceria com as ONGs já conveniadas com a prefeitura, que irá disponibilizar veterinário e equipe para o atendimento. A castração destes animais pretende prevenir a proliferação de doenças como as zoonozes, controlar a população animal no município e contribuir com a saúde pública”, afirma o Secretário de Saúde, Ricardo Coirolo.
Diversas cidades da região dos pampas já possuem castramóvel, porém adquirido com recurso municipal. Segundo o gabinete do Deputado Covatti Filho, este será o primeiro castramóvel adquirido no Estado através de emenda parlamentar. A tramitação do processo agora está em análise do Ministério para liberação. O valor direcionado consta do Fundo Nacional de Saúde e a previsão é que esteja disponível até o final deste ano.
A notícia do cadastramento da emenda junto ao Ministério da Saúde foi recebida com entusiasmo pelo gabinete da vereadora Flávia, “estamos há mais de dois anos pesquisando projetos e realizando estudos junto às ONGs para justificar a necessidade de São Gabriel adquirir este veículo. Eu agradeço muito o apoio e a orientação fornecidos pelos vereadores Cilon Lisoski e Vagner Aloy, aos secretários municipais Ricardo Coirolo e Ricardo Junior do planejamento, e principalmente ao Deputado Covatti, que direcionou esta emenda”, justificou a vereadora Flávia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.