Coluna-Ponto-de-Vista-1

Fila de espera da Fisioterapia reduziu 74% em 18 meses, afirma Prefeitura

De janeiro de 2017 até a presente data, o Serviço Municipal de Fisioterapia, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, com uma política que aumentou o número de profissionais e otimizou a quantidade diária de pacientes atendidos, conseguiu reduzir em 74% a fila de espera para pacientes. A informação é da Coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Roberta Guimarães dos Santos, que foi recebida pelo prefeito Rossano Gonçalves na manhã desta terça-feira, 24 de junho. 
Segundo notícia encaminhada pela Prefeitura Municipal, quando o atual governo assumiu, o serviço de Fisioterapia tinha um sistema precário de agendamento e 1005 pacientes na espera. Sob a nova gestão, o agendamento foi informatizado e aumentou o número de profissionais, de 8 para 12 fisioterapeutas, além da contratação de uma terapeuta ocupacional. “O serviço é feito mediante agendamento. Hoje, cada profissional realiza em média 12 sessões por dia, o que dá uma média de 140 atendimentos diários”, destacou Roberta. Com este esforço concentrado, a fila de espera está atualmente reduzida em 270 pacientes, uma diminuição de 74%.
Roberta esclarece que os pacientes são agendados conforme solicitação médica, sendo que casos de fratura, pós-operatório, neuro, pediatra, etc, tem prioridade sobre tratamentos não-urgentes, conforme a triagem. “Outra coisa fundamental que a população precisa compreender é que as sessões são marcadas com antecedência, e que quando um paciente falta à sessão, prejudica seu próprio tratamento, e não é possível marcar outra pessoa no lugar. Algumas pessoas que afirmam não ter sido mais procuradas, talvez porque mudaram de telefone ou endereço, solicitamos que entrem em contato conosco”, assinalou.
Além de realizar 130 sessões diariamente, o Serviço de Fisioterapia atende atualmente 39 pacientes que são buscados em casa em função da gravidade, 3 que são buscados de ambulância, 3 acamados atendidos em casa e 5 encaminhados para a equoterapia. O prefeito ressalta o investimento de R$ 200 mil na obra física de expansão do serviço e mais R$ 70 mil em equipamentos, que irá triplicar a capacidade de atendimento do Serviço Municipal de Fisioterapia. “Tudo isso está sendo feito neste governo e muitas vezes a comunidade não toma conhecimento. Estamos levando a sério o compromisso social prioritário do atual governo com a saúde da nossa comunidade”, declarou. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.