Coluna-Ponto-de-Vista-1

Lançado o Programa Jovem Aprendiz Rural

Com a presença de pais, alunos e autoridades, foi lançado na noite desta quarta-feira em solenidade no Parque de Exposições Assis Brasil, o Programa “Jovem Aprendiz Rural” em São Gabriel. O projeto foi viabilizado por um Termo de Cooperação entre Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de São Gabriel e Senar, viabilizando que 44 jovens entre 14 e 17 anos possam receber capacitação profissional em atividades ligadas ao campo,durante um ano, recebendo uma bolsa de meio salário mínimo, custeada pelas empresas rurais participantes. 
O presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, salientou a importância da conquista para a qualificação da mão-de-obra no campo. “Muitos destes jovens são filhos de agricultores que após o Jovem Aprendiz, vão poder conquistar o mercado de trabalho ou mesmo ajudar a inovar as propriedades dos pais com o conhecimento adquirido, gerando mais renda e mais progresso. Empresas que, por força da lei, custeavam seus aprendizes fora do município, hoje poderão fazê-lo aqui, gerando crescimento para nossa própria juventude”, assinalou.

Falando em nome dos alunos, o jovem Dionathan Richter enfatizou a importância desta conquista para ele e seus colegas. “É uma oportunidade de crescer, de construir a sobrevivência, e de progredir também como pessoa, e agradeço muito a todos os que ajudaram a trazer este programa pra cá”, assinalou.
O superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tiethboll, ressaltou o esforço da comunidade local, através da prefeitura e sindicato rural, para atrair turmas do Jovem Aprendiz para o Município. “Além de cumprir uma exigência legal da Lei Nacional da Aprendizagem, este programa proporciona mudança do perfil da mão da obra rural, qualificação e investimento social nos nossos jovens, enfim, todos tem a ganhar”, ressaltou. 
O prefeito Rossano Gonçalves destacou a importância da parceria para a consolidação deste objetivo. “A qualificação dos nossos jovens é um objetivo prioritário do projeto de governo que apresentamos à população. Graças a esta parceria construída com o Sindicato Rural e o Senar, estamos dando mais um importante passo, instruindo e dando uma perspectiva de futuro para nossos jovens a partir do campo, que é nossa principal vocação econômica”, sintetizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.