Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito decreta Luto Oficial pela perda de Dagoberto Focaccia

O prefeito municipal de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves, assinou nesta terça-feira o Decreto Executivo n.º 044/2018, que declara Luto Oficial de três dias pelo falecimento do radialista, advogado e produtor rural Dagoberto Frederico Russomano Focaccia, na madrugada desta terça-feira, 17 de julho, consagrado na história local como o maior nome da radiodifusão gabrielense. 
Nascido em Pelotas, filho de Matheus Focaccia, o empresário fundador do histórico Engenho Gabrielense, e da benemérita social Rosinha Russomano Focaccia. Advogado por profissão, formado em 1960 pela Universidade Federal de Pelotas – sendo o orador da turma – foi na comunicação que seu nome ganhou popularidade no Rio Grande do Sul.
Sua admirável carreira do rádio – exemplo para jovens radialistas de todo o país – começou em 1948, na extinta Agência Gaúcha de Publicidade (AGP), de Homero Valério Costa, conhecido como “Saporiti”. Saporiti. De lá foi trabalhar na Rádio São Gabriel, onde marcou gerações com o programa “Show da Noite”, atuando até a década de 80 na mesma emissora, sob a gerência de Zenon Figueiró Martins. 
Desde 1982 era sócio-proprietário da Rádio Emissora Batovi, onde cria o programa “Chasque da Amizade”, no ar há 36 anos, integrando distâncias e sendo um elo de comunicação do homem do campo. 
Já teve sua trajetória contada em samba-enredo no carnaval gabrielense, e também foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Gabrielense. Empresário do setor de imóveis, foi também presidente do Lions Clube São Gabriel por três gestões, presidente do Clube Comercial e da Associação São Gabriel de Futebol. 
Era casado desde 1962 com a produtora rural Anna Maria Chiapetta Focaccia, com quem se dedicava à filantropia e causas humanitárias, e também ao agronegócio, conservando a histórica Estância Santa Catarina, no Distrito do Suspiro,que em 2005 foi destaque da série “Fazendas & Estâncias”, da RBS TV. Deixa três filhos – André Matheus, Anna Rita e Ana Marta – e também netos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.