Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito inaugura Ambulatório para gestantes e crianças em risco de vida

Um espaço destinado a oferecer atenção integral a gestantes e bebês até o primeiro ano de vida, foi inaugurado nesta terça-feira, 17 de julho, proporcionando dignidade e atendimento humanizado na rede pública municipal de Saúde. Trata-se do Ambulatório de Risco, situado na rua Coronel Sezefredo, 1136, na quadra entre a agência do Banco do Brasil e a rua Plácido de Castro. O local foi inaugurado pelo prefeito Rossano Gonçalves juntamente com o secretário municipal da Saúde, Ricardo Coirolo, em ato testemunhado por autoridades como o provedor da Santa Casa Luiz Carlos Dotto, o coronel Paulo André Silva (6º BE Comb), tenente-médico Fabio Nassar (13ª Cia Com) e os secretários Juliana Medeiros (Desenvolvimento) e Sildo Cabreira (Educação).
O secretário Ricardo Coirolo ressaltou que o Ambulatório de Risco é destinado ao cuidado especializado em situações de risco à vida humana, fazendo o rastreamento do recém-nascido até o 1º ano de vida e monitoramento de bebês de risco, nascidos com peso inferior a 2,5 kg, prematuros, mães com parto domiciliar, mães sem pré-natal, mães com mais de três filhos vivos ou dois mortos, e mães sem escolaridade. “Aqui vamos combater a mortalidade infantil de forma ainda mais eficaz. Qualquer mãe que consultar nas nossas unidades básicas de saúde e for identificada como gravidez de risco, será encaminhada para este espaço, onde terá atendimento diferenciado, com fornecimento de medicação tanto para a gestante quanto, se necessário, para o bebê após nascido”, assinalou.

A coordenadora do ambulatório, enfermeira Chalane May, ressalta que o Ambulatório de Risco fará todo o controle de pesagem e demais procedimentos, e as gestantes que precisam de consultas freqüentes receberão dois vales-transporte por consulta. “um para voltar para casa, e outro para retornar na próxima consulta”, explica. 
No ambulatório de risco também fornecerão duas latas de leite em pó por mês para as mães que não conseguem amamentar, e na sala de espera dos atendimentos, vídeos sobre cuidados durante a gestação e cuidados com recém-nascidos. “Toda a estrutura do ambulatório foi pensada para cuidar de forma integral da proteção à vida, tanto da gestante quanto dos bebês, oferecendo toda uma rede de serviços com uma equipe já treinada e experiente”, destacou o prefeito municipal, reforçando o compromisso prioritário da gestão com a Saúde Pública.

A equipe do Ambulatório de Risco terá o obstetra Lineu Motta para o atendimento das gestantes de risco, e a pediatra Sílvia Souto Pereira para os recém-nascidos até o primeiro ano de vida, e nas ações de suporte, o psicólogo Luis Paulo Milani, a nutricionista Laura Meneghello Giuliani e a equipe com a coordenadora, enfermeira Chalane May, enfermeira Rosângela Borges, técnica em enfermagem Franciele Marques, e as auxiliares de enfermagem Aline Bittencourt e Elisete Langendorff. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.