Coluna-Ponto-de-Vista-1

Seminário de Comunicação debate desafios da imprensa no interior

Debate, reflexão, análise do ambiente contemporâneo e dos desafios impostos ao jornalismo em cidades do interior, em tempos de “fake news” e pressões diversas. Assim foi a realização do 1.º Seminário “Linguagens da Comunicação”, neste dia 21 de março, terça-feira, no auditório do Palácio Plácido de Castro, iniciativa realizada pela Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal. O evento reuniu diretores, redatores e repórteres de jornais, locutores de emissoras de rádio, proprietários de blogs e portais de internet de São Gabriel e Vila Nova do Sul, além de secretários municipais e dirigentes de instituições de ensino, como o diretor do Campus local da Unipampa, professor Chariston Dal Bello. Prestigiaram o evento os secretários Ricardo Júnior (Obras), Cilon Lisoski (Planejamento) e Juliana Medeiros (Desenvolvimento).

A palestra inicial foi feita pelo jornalista Luís Eduardo Silva, diretor de Telejornalismo da RBSTV Santa Maria, que no painel “Desafios do Jornalismo no Interior”, explanou um pouco das suas vivências fazendo telejornalismo na cidade de Santa Maria. “Sei que a RBS é diferenciada em termos de infraestrutura, mas alguns dos desafios impostos à mídia do interior são sempre os mesmos”, assinala.
Em seguida o advogado e radialista gabrielense Augusto Solano Lopes Costa, membro do conselho estadual da OAB-RS, explanou sobre o tema “A Imprensa e a Lei Eleitoral”. “Temos uma lei eleitoral casuística, restritiva, que inibe a liberdade do processo democrático e da imprensa, mas que está aí, e as multas podem inviabilizar completamente um órgão 
A palestra final foi feita pelo diretor do Jornal Diário de Santa Maria, Carlos Costabebber, que no tema “O Jornalismo Impresso na Era das Fake News”, explanou o quanto sua trajetória de empreendedor comercial contribui para ter uma outra visão sobre o jornalismo. “Estive dos dois lados do balcão, como leitor, como fonte e agora como gestor de jornalismo, e compreendo que no interior, não basta a um jornal ser um retransmissor de informações, mas sim uma ferramenta para o desenvolvimento da comunidade”, assinalou. 
Os participantes do seminário elogiaram a iniciativa. “Só fica o agradecimento pela oportunidade ímpar de agregar conhecimento”, disse o radialista Uilian Pacheco. “Parabéns aos idealizadores, organizadores, palestrantes, profissionais da logística e aos participantes pelo excelente evento que trouxe muitos esclarecimentos”, ressaltou o radialista Gilberto Trindade. “Parabéns à equipe da Diretoria de Comunicação Social pelo sucesso do seminário”, destacou o assessor parlamentar Sérgio Mello. “Somos gratos a todos que compreenderam o projeto, e já estamos planejando o próximo”, destacou o diretor Edjor “Jojô Borges”. A equipe da Diretoria de Comunicação Social é também composta pelo coordenador Cláudio Moreira, a assessora Amanda Hickman e o servidor estatutário Carlos Alberto Trindade. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.