segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Aberta a Semana da Pátria

O tempo chuvoso não foi impedimento para que a solenidade de abertura oficial da Semana da Pátria fosse realizada no Espaço Cívico Mascarenhas de Moraes da Praça Doutor Fernando Abbott, no último sábado, 1º de setembro, com o acendimento da Pira da Pátria e instantes de emoção e civismo, especialmente pelas homenagens especiais que marcaram a solenidade.
O prefeito Rossano Gonçalves, que estava participando de compromissos na 41ª Expointer em Esteio, foi representado pelo secretário municipal de Educação, vereador Sildo Cabreira. Também participaram o presidente do Poder Legislativo, vereador Vagner Aloy (PSDB), e o comandante da Guarnição Federal e do 9º RCB, coronel Marcos Espellet Menezes, hasteando os pavilhões nacional, estadual e municipal. Foram também hasteados os pavilhões das instituições escolares que participaram do momento cívico com suas bandas e fanfarras: Colégio Tiradentes da Brigada Militar e a Escola Municipal Dom Pedro II, que em 11 de agosto completou 80 anos de existência. 

O Fogo Simbólico foi conduzido pelo atleta militar Antônio Aitre Leite da Silva, Campeão Brasileiro das Forças Armadas e dos Jogos Abertos Brasileiros, e entregue ao secretário Sildo Cabreira pelo professor José Potiguara da Silva Lachmann, numa homenagem especial pelo Dia do Professor de Educação Física. 
O professor Beraldo Figueiredo, filho do historiador Osório Santana Figueiredo, homenageado municipal da Semana da Pátria, falecido no ano passado, ressaltou a contribuição do pai para a difusão da história e da cultura local. Além da homenagem a Osório Figueiredo, a Semana da Pátria também reverencia, em âmbito nacional, os 50 anos do Projeto Rondon, e na esfera estadual, os 100 anos do Tribunal de Justiça Militar.