Coluna-Ponto-de-Vista-1

Cloro é produzido a partir de salmoura em São Gabriel

Desde o primeiro semestre deste ano, a concessionária São Gabriel Saneamento, do Grupo Solví, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento no município de São Gabriel, no RS, implantou um processo inédito de cloração de água durante o tratamento. A empresa, que até então utilizava o cloro em gás, investiu cerca de 320 mil reais na instalação de equipamentos que transformam salmoura em hipoclorito de sódio e garantem a desinfecção da água.
A novidade produz cloro de forma segura e sustentável através de água, sal de cozinha e energia elétrica e garante o nível estável de cloração na água até que ela chegue aos clientes. O sistema simples, seguro e totalmente automatizado utiliza a eletrólise mantendo um alto poder bactericida, a redução de aplicação de alcalinizantes na água e a estabilidade do nível de cloro após o tratamento.
“O sistema nos garante estabilidade do cloro residual nas pontas de rede e, com ele, temos maior precisão na dosagem do produto. Estamos aplicando aqui em São Gabriel uma tecnologia de ponta que está presente nos sistemas de tratamento mais modernos do Brasil e do mundo”, explica Nilceu Forgiarini, Engenheiro Ambiental da São Gabriel Saneamento.
A iniciativa também aumenta os índices de segurança na Estação de Tratamento, já que elimina os cilindros de gás cloro, altamente tóxicos e letais em caso de acidentes.
Tecnologia do Blogger.