Coluna-Ponto-de-Vista-1

Feira do Livro de São Gabriel abre sua 11ª edição

Durante os próximos quatro dias até sábado, a Praça Fernando Abbott volta a ser um espaço privilegiado dos livros, das artes e da cultura. Em cerimônia transcorrida na noite desta quarta-feira, 17 de outubro, foi realizada a abertura oficial da 11ª Feira do Livro de São Gabriel, que neste ano tem como Patrono o médico nefrologista e cronista Gerson Luiz Barreto de Oliveira, e como “capataz” a professora Alzira Elaine Melo Leal. Além dos dois homenageados, o ato contou com a presença do prefeito Rossano Gonçalves, do secretário de Educação Sildo Cabreira e de dirigentes de entidades culturais, como ACAM, Instituto Cultural e Educacional Harmonia, Urcamp e Unipampa, históricos parceiros do evento, além de ex-patronos de edições anteriores da feira. 

O prefeito Rossano Gonçalves enfatizou a importância do ato da leitura, e da oportunidade que a Feira do Livro promove, como ambiente de troca de experiências e de inovação dos saberes. “A Feira é do Livro, mas é também do teatro, da dança, da poesia, enfim, de todas as manifestações da cultura que derivam, principalmente, da literatura. São Gabriel, que se orgulha dos sábios e escritores que deu ao mundo no passado, continua forjando escritores e pensadores do amanhã”, ressaltou. 
O patrono, emocionado, agradeceu a homenagem e ressaltou sua própria experiência com as palavras, expressas não somente nas suas crônicas semanais no Jornal “O Fato”, como também na sua obra “Minha Esquina”, a ser lançada dentro da Feira do Livro, no dia 18 de outubro, Dia do Médico. “Vir da Bagé da minha infância para construir vida e identidade em São Gabriel, e me tornar patrono de uma feira do Livro na terra conhecida como Atenas Riograndense, berço de escritores de notável talento, é um presente que jamais imaginaria. Sinto-me grato e ainda mais devedor a essa terra”, ressaltou o médico.
Tecnologia do Blogger.