Coluna-Ponto-de-Vista-1

Câmara de Vereadores organiza homenagem aos 120 anos de Marques Luz

O Poder Legislativo gabrielense organizou uma homenagem especial aos 120 anos de nascimento do ex-prefeito e fundador do jornal O Imparcial, José Sampaio Marques Luz, comemorado neste dia 05 de novembro. Esta é mais uma ação realizada dentre diversos projetos que a Câmara vem realizando para resgatar a história do município.
Marques Luz foi é nascido no estado de Alagoas, porém mudou-se em 1952 para São Gabriel, onde veio a formar família e trabalhar pelo desenvolvimento do município. Elegeu-se prefeito pela primeira vez em 1951 e pela segunda vez em 1959 vindo a falecer dois anos depois. Entre suas ações estão a fundação do bairro Independência, fundação do asilo São João, criação da biblioteca municipal e construiu a primeira usina elétrica do município. 
O presidente da Câmara Vagner Aloy, o Maninho, comemorou o sucesso do evento e agradeceu o empenho dos envolvidos pela organização, “quero agradecer equipe que trabalhou muito para reunir material da historia de vida de Marques Luz, especialmente a professora Glaucia Benedetti que não poupou esforços para entrar em contato com a família e em reunir o acervo pessoal o homenageado. Esta é mais uma ação que fazemos para manter viva a memória do nosso município”, comemora Maninho.
A homenagem contou com apresentação musical da Banda da Escola XV de Novembro em frente ao busto de Sampaio, na praça Fernando Abbott, leitura de seu currículo durante a sessão ordinária da Câmara e abertura da mostra que reúne objetos do seu acervo pessoal, que ocorre a partir desta segunda-feira até o dia 14 de novembro, no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim.
Tecnologia do Blogger.