Coluna-Ponto-de-Vista-1

Mais Renda: Sistema permitirá que pequenos produtores vendam para outros municípios

Uma das principais propostas da gestão municipal atual durante as eleições de 2016 foi o programa “Mais Renda”, um conjunto de esforços destinado a incrementar a renda do pequeno produtor rural e do agricultor familiar, buscando garantir ao homem do campo as condições para uma vida digna. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural articula a adesão do Município a um sistema de inspeção que permitirá ao agricultor local a comercialização de seus produtos fora de São Gabriel. Trata-se do SUSAFE-RS (Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. O programa foi tema de reunião do prefeito municipal Rossano Gonçalves com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Cléber Dias Leal, e o Coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Paulo Martins. 
O Município já encaminhou e preencheu todos os requisitos para a adesão ao sistema, que permitirá aos estabelecimentos agroindustriais inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal, comercializar seus produtos em todo o Estado do Rio Grande do Sul, com selo próprio e certificação de origem. “Este processo vai beneficiar centenas de pequenos produtores, agricultores e fabricantes de produtos artesanais em nosso Município, gerando mais renda e permitindo que possam incrementar seus negócios”, ressaltou Paulo Martins.
Atualmente, o Serviço de Inspeção Municipal fiscaliza em São Gabriel cerca de 200 mil litros de leite ao ano, 360 toneladas de embutidos e 60 produtores de mel e derivados, entre outros. Além da adesão ao SUSAF, o Município também está articulando a adesão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permitirá aos pequenos produtores locais vender para fora do Estado. “Estamos perseguindo este objetivo para gerar mais renda no campo, mais dignidade para nossos produtores”, ressaltou o prefeito. 
Tecnologia do Blogger.