Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito visita obras físicas do Centro de Oncologia

São Gabriel terá o primeiro Centro Oncológico com miligramagem do Estado

Um espaço planejado para oferecer atendimento e tratamento humanizado para pacientes com câncer, um antigo sonho da comunidade gabrielense, deverá estar em pleno funcionamento em meados de janeiro do ano que vem. Na tarde desta sexta-feira, 09 de novembro, o prefeito Rossano Gonçalves, juntamente com o secretário Ricardo Coirolo e o provedor da Irmandade Santa Casa de Caridade, Luiz Carlos Dotto, visitou as obras físicas do futuro Centro Municipal de Oncologia, que funcionará no mesmo espaço físico onde, onze anos atrás, funcionou o primeiro Pronto-Socorro 24 Horas do município, criado no primeiro mandato de Rossano Gonçalves, em 1997.

O futuro Centro de Oncologia, que terá capacidade para atender cerca de mil pacientes por mês, funcionará em um pavilhão interno da Santa Casa, com 235 metros quadrados, onde foram construídas dependências especiais e espaço para onze cabines individuais para aplicação de quimioterapia, num investimento superior a R$ 1 milhão. Segundo o provedor Luiz Carlos Dotto, quando o local estiver em pleno funcionamento, contará com uma equipe multidisciplinar com médico oncologista, médico clínico, farmacêutico, técnicos em infusão, técnico em TI e recepção, além de psicólogo, assistente social e nutricionista. 

O medicamento para quimioterapia será manipulado no próprio centro, através de empresa contratada pela Santa Casa, a paulista Proquímica Farmacêutica, com mais de 25 anos de atuação na manipulação de medicamentos, e será o primeiro centro oncológico do Rio Grande do Sul a trabalhar com medicamentos em miligramagem, proporcionando a dosagem correta para cada tratamento individual, devidamente rastreada. “A miligramagem evita perdas de medicamentos e vai gerar uma economia final de cerca de 20%”, ressaltou. 
Por decisão da Provedoria da Santa Casa, o local receberá o nome de Marina Ramos, uma benemérita da instituição que faleceu de câncer em 2017, e doou todo seu patrimônio para o hospital.
Tão logo esteja em funcionamento, o Centro de Oncologia, que já está aprovado como referência regional pela Secretaria de Saúde do Estado, será credenciado ao SUS pelas autoridades federais. “Este é um sonho de toda a comunidade que está sendo realizado, pela parceria entre Poder Público e Santa Casa, e quem ganha são mais de 500 mil pessoas de São Gabriel e de toda a região, que contarão com um espaço moderno para atendimento humanizado. Uma conquista de todos nós, que fica para as futuras gerações”, ressaltou o prefeito.
Tecnologia do Blogger.