Coluna-Ponto-de-Vista-1

Sessão Especial homenageia José Sampaio Marques Luz

Na próxima segunda-feira, dia 5, será realizada Sessão Especial da Câmara de Vereadores de São Gabriel em homenagem aos 120 anos do ex-vereador e ex-prefeito José Sampaio Marques Luz. A sessão ocorre às 12h30min. Na ocasião, haverá uma solenidade na Praça Dr. Fernando Abbott, junto ao busto do homenageado.
Além disso, no Museu Nossa Senhora do Bom Fim, antiga Igreja do Galo, será inaugurada na mesma data, às 13h30min, uma exposição de acervo pessoal do homenageado, que vai até o próximo dia 14.
As homenagens a Sampaio terão vasta programação:
Dia 7/11- 19h30min- Palestra com o Presidente da Câmara de Vereadores de São Gabriel, Vereador Vagner Aloy Rodrigues e o Professor de Desenho e Admirador da História de nossa cidade, Beraldo Lopes Figueiredo, com o Tema: "As atribuições do cargo de vereador e do Poder Legislativo". 
Dia 8/11-19h- Descentralização do Poder Legislativo, com sessão solene e descerramento de placa comemorativa na Escola Estadual Dr. José Sampaio Marques Luz.


SAIBA MAIS:
*Nascido em Palmeiras dos Índios, no Estado de Alagoas, em 5 de novembro de 1898, José Sampaio Marques Luz chegou em São Gabriel em 1920, onde viveu por 41 nos, participando ativamente da vida comunitária gabrielense: foi secretário do município nas administrações do intendente Francisco Hermenegildo da Silva e Antônio Cândido da Silveira.
Na imprensa local militou nos jornais “A Notícia”, “Correio do Pampa” e finalmente no “O Imparcial”, jornal que ele próprio fundou e cuja primeira edição foi publicada em 24 de março de 1931, ou seja a 81 anos atrás. 
Na política fez parte do Partido Republicano Riograndense e finalmente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi um grande líder político de indiscutível carisma, tendo sido prefeito nos períodos de 1952 a 1955, voltando a eleger-se em 1960 e não podendo concluir o mandato, quando a pouco mais de um ano veio a falecer as 7h20min do dia 3 de abril de 1961, com 62 anos de idade. Seu sepultamento foi um dos maiores da época, no que se refere ao acompanhamento.
Legou como herança para a nossa cidade a Cooperativa Tritícola São Gabriel Ltda, a Escola Técnica de Comércio, depois Colégio Comercial de São Gabriel, Ginásio Municipal XV de Novembro, depois Escola estadual de 2º Grau XV de Novembro e o Asilo São João.
Desempenhou ainda as funções de Venerável Mestre da Loja Maçônica rocha Negra Nº 1 e presidente da União Caixeiral Gabrielense. (Fonte: Jornal "O Imparcial)
Tecnologia do Blogger.