Coluna-Ponto-de-Vista-1

Carnaval: Gabrielense compõe samba enredo de Bloco de São Paulo

O Bloco Carnavalesco “Amigos da TOC” é oriundo da Torcida Organizada Jardim Cláudia, a mais antiga e maior da várzea de São Bernardo do Campo, pertencente ao time da comunidade Jardim Cláudia. Há alguns anos, diante da festa de seus componentes, resolveram criar um bloco carnavalesco para desfilar pelas ruas da comunidade bem como no carnaval da cidade. Nascendo, assim, o “Bloco Amigos da TOC”. Bloco junto com a torcida e o time desenvolvem vários projetos sociais de esporte e cultura junto a sua comunidade carente.

BLOCO CARNAVALESCO

Como não haverá subvenção para o carnaval de 2019 em São Bernardo do Campo, o Bloco desfilará na rua principal de sua comunidade com sua harmonia musical, bateria, destaques com o enredo “A várzea Unida Pede Paz”, na qual desfilará com todas as torcidas organizadas do ABC em seu cortejo, pedindo a volta do “futebol raiz”, respeito a tradição das bandeiras, charangas e famílias nos campos de futebol e não ao futebol moderno que aboliu vários costumes tradicionais do futebol brasileiro. 

SAMBA ENREDO

Assinam o samba da Torcida Organizada TOC, o intérprete Toninho das Vilas em parceria com Nei Melodia e o gabrielense Marcel da Cohab. A ala musical já entrará em estúdio na segunda semana de dezembro para gravar o samba deste que é mais que um enredo, e sim um projeto de samba, carnaval e futebol que envolve as comunidades da várzea. 

Samba enredo Amigos da TOC – 2019

“A várzea Unida Pede Paz”
(Toninho das Vilas/Marcel da Cohab/ Nei Melodia)

Ecoa nos campos
Nosso grito está no ar
Em São Bernardo e lá vamos nós
A massa unida 
A cantar numa só voz
Que magia exemplo
Pra nossa geração
Nos quatro cantos da cidade
Mensagem de paz e união

Explode no peito, olé
Pulsando o meu coração
Forte desejo de gritar “é campeão”
Não vamos parar de cantar
A festa vai continuar
Um gol de placa pra gente comemorar

É lindo de se ver
O colorido que emoldura a partida
Quem é que vai vencer?
A bola rola no espetáculo da vida
Respeito é pra quem tem
Então vamos praticar
Liberdade pra torcer
Com alegria festejar!

Na terra ou na grama
A várzea é pra quem ama
Ascende a chama da paz
Eu quero é mais...
Nosso time deita e rola

Compositores

TONINHO DAS VILAS

Toninho das Vilas é interprete oficial do bloco e compositor. Também dirige a ala musical. Tem passagem pelo grupo de samba “Fruto da União” sendo que atualmente pertence ao grupo chamado “Nosso Dialeto” e aos projetos do “Samba sem Teto” e “Roda de Samba Autoral” além de freqüentar as rodas de samba da capital e interior de São Paulo.

MARCEL DA COHAB
Marcel é cria da Cohab Menino Jesus, Zona Norte, da cidade de São Gabriel/RS na chamada “região da campanha” tem sambas em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Ano passado ingressou no carnaval de Florianópolis vencendo festivais na Os Protegidos da Princesa e Futsamba. Em São Paulo disputou festivais na Colorado do Brás, Barroca Zona Sul e pelo interior na região do ABC, onde compôs ao lado de Edilson Lira o samba do Acadêmicos do Centreville de Santo André no ano de 2014.

NEI MELODIA

Nei é cria da Sociedade Rosas de Ouro onde é o maior vencedor de sambas enredo da escola ainda vivo, tendo ganho os sambas de 1990, 1997, 1998, 1999, 2001 e 2004. Já foi finalista na Beija-Flor de Nilópolis.
Em 1984 lançou o livro de poemas “Do Morro ao Éden”. 
Na MPB tem parcerias com Ademir Fogaça, Aurinho da Ilha, Darcy Maravilha e outros tantos compositores.
Teve alguns de seus sambas gravados por Boca Nervosa, Royce do Cavaco, Demônios da Garôa, Jair Rodrigues, Grupo Kerubim, Carlão Maneiro, Deolindo e Grupo Essência do Samba
Tecnologia do Blogger.