Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel em Situação de Emergência

O prefeito Rossano Gonçalves decretou situação de emergência no município de São Gabriel, em virtude da enchente que inundou diversos bairros do Município e deixou a estação de tratamento de água da cidade submersa. A crise foi tema de reunião na manhã desta sexta-feira, 11 de janeiro, com o prefeito Rossano Gonçalves, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social Karen Lannes, o diretor social Ricardo Notarjagamos, o coordenador do Comitê Municipal de Defesa Civil e secretário municipal de Obras e Urbanismo Ricardo Júnior, o secretário municipal de Administração Valdemir Jobim, o gerente da São Gabriel Saneamento Luiz Bertazzo e o tenente coronel Gerson Freitas, da Defesa Civil Estadual. 

Após mais de 400 mm de precipitação num intervalo de 72 horas, as cheias do Rio Vacacaí atingiram 140 residências, num total de 600 pessoas desalojadas, que foram recebidas em casas de familiares ou no abrigo provisório instalado no Ginásio de Esportes da Escola Menino Jesus – CAIC. Por conta da inundação na estação de tratamento, a concessionária São Gabriel Saneamento desligou os motores de bombeamento e suspendeu o abastecimento em toda a cidade. Caminhões-pipa da empresa estão fornecendo água exclusivamente para a Santa Casa de Caridade e asilos. Às 10 horas desta sexta-feira, o último informe dava conta de diminuição de 35 mm do nível do rio. Para as máquinas da estação de tratamento começarem a ser limpas e voltarem a operar, é preciso que as águas cedam mais um metro no mínimo. 
Uma rede de solidariedade se formou através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com empresas, órgãos de imprensa, emissoras de rádio, igrejas e voluntários, com doações de mantimentos e entrega de água potável. O telefone da Defesa Civil Municipal é (55) 99688 5026 e do Plantão Social da Secretaria de Assistência é (55) 99610 9037.
Tecnologia do Blogger.