Coluna-Ponto-de-Vista-1

Santa Casa de São Gabriel ativa usina de energia solar fotovoltaica

Depois de uma espera de dois anos, foi ativada no dia 8 de janeiro, na Santa Casa de Caridade local, a usina de energia solar fotovoltaica nos telhados do hospital, capaz de suprir uma boa parte de seu consumo de energia elétrica.
O sistema de Micro e Minigeração Distribuída de geração de energia solar foi instalado para abater parte dos gastos de energia elétrica do hospital. 


Segundo informações da Santa Casa, quando a geração é maior do que o consumo, há um excedente de energia que vai pra rede da concessionária, gerando créditos energéticos para abater a energia consumida em outros períodos de maior consumo, ou a noite que, como não tem geração de energia solar, a energia consumida da rede da concessionária poderá ser de uma energia injetada durante o dia.

Conforme explica Alex Chagas, da empresa Inove, a Usina fotovoltaica possui uma potência de 200 KW. São 737 painéis solares, de acordo com os estudos realizados, possui uma estimativa de geração média de 270.000 kW/h.
Com essa tecnologia, o hospital contará com uma economia aproximada de 148.500 reais/ano. Com base nos dados históricos de irradiação solar, que incide na região de São Gabriel, e consumo médio de energia, o percentual economizado atualmente deverá ser de aproximadamente 22% em relação a fatura de energia.
O retorno do investimento feito pela instituição se dará em aproximadamente 5 anos após a ativação do equipamento.
Tecnologia do Blogger.