Coluna-Ponto-de-Vista-1

Santa Casa de São Gabriel torna-se o hospital mais bem equipado no RS para atender pacientes do SUS portadores de Cálculos Urinários

“Começamos o ano de 2019, com uma grande conquista para a comunidade, pois a Santa Casa desde o último mês de Janeiro adquiriu um importantíssimo equipamento cirúrgico, e que, inclusive, já foi usado em seis cirurgias realizadas recentemente. Trata-se do Aparelho Holmiumyag Laser, e que poucos hospitais no Rio Grande do Sul dispõe de forma própria do referido equipamento”, disse o Provedor – Luiz Carlos Venturini Dotto. 

Ele destaca que a aquisição é de recurso estadual oriundo do Projeto COREDE – Consulta Popular 2016/2017, enfatizando que o “Sistema Holmium” Laser é usado para tratar (fragmentar) os Cálculos das vias urinárias em procedimentos urológicos (cirurgias), bem como, tratamento de alguns tumores do endotélio (mucosa urinária) por via endoscópica e que juntamente acompanha o Aparelho: Fibro-ureterorenoscópio COBRA e também o Uretero-renoscópio Semi-rígido, tornando a Santa Casa de São Gabriel o hospital mais bem aparelhado do Estado.
O Provedor explica que a Santa Casa conta com a experiência e profissionalismo do Dr. Paulo Henrique de Castro Teixeira (médico urologista) – responsável pelo Serviço Regional de Urologia, e, também integram a equipe: o Dr. Mateus Bastos e o Dr. Túlio Graziothin, este último é professor e instrutor de residência médica da Santa Casa de Porto Alegre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), os quais participam regularmente das cirurgias em São Gabriel juntamente com o Dr. Paulo Henrique.

O Dr. Paulo Henrique enfatiza que a responsável pela fabricação do aparelho é a importante RICHARD WOLF fabricante alemã, conceituada no mundo inteiro na fabricação de equipamentos e instrumentais para ENDOUROLOROLOGIA E VIDEOLAPAROSCOPIA e que a ENDOTECH é o importador e distribuidor da RICHARD WOLF para a região Sul do país. Ele frisa que: “Nossa equipe recebeu todo o apoio no treinamento dos produtos Wolf, junto aos médicos, instrumentadores, serviço de esterilização, técnicos… enfim a todos os envolvidos. Podemos dizer que a Santa Casa de São Gabriel possui o melhor conjunto entre equipamento laser e instrumentais óticos”, afirma o médico.
Detalhando sobre o aparelho, o Dr. Paulo Henrique ressalta que o Laser 30w mega pulse tem rapidez e maior resolução dos quadros de litíase. Excelente performance independente do local, dureza e tamanho do cálculo. Já o Semi Rígido Wolf 6/7.5fr e 430 mm é mais fino, importante para pacientes virgens nas emergências e o mais longo, chegando na entrada do rim, e o Flexível COBRA, com 2 canais de trabalho, travamento, elevador e uma excelente deflexão, que possibilita chegar nos locais mais complicados, como por exemplo: cálice inferior e resolver qualquer caso independente da região em que se encontra: Bexiga, ureter ou rim.
O Dr. Paulo Henrique explica que o equipamento será oferecido aos pacientes do SUS, e que a Santa Casa talvez seja o único hospital do RS a oferecer este tipo de atendimento aos referidos pacientes. Ele salienta que a Santa Casa também montará para os pacientes particulares e conveniados de São Gabriel e da Região Fronteira-Oeste um serviço específico para pacientes com cálculos urinário.
Tecnologia do Blogger.