Coluna-Ponto-de-Vista-1

Somente em 4 dias, PA 24 horas atende quase 700 pessoas

A procura por atendimentos no Pronto Atendimento 24 hs da Santa Casa de Caridade de São Gabriel no último fim de semana e na segunda-feira (22) foi enorme e de certa forma preocupa a Administração da Instituição. 
Conforme o Provedor Luiz Carlos Venturini Dotto, o objetivo do PA 24 HS é o de atender preferencialmente e exclusivamente casos de urgência e emergência, e infelizmente isso não vem ocorrendo, pois observa-se que a maioria das pessoas que ali chegam em busca de atendimentos na realidade poderia ter se dirigido às Unidades Básicas de Saúde (UBS). 
Dotto diz desconhecer o porquê de tanta procura.
"Temos um ótimo relacionamento com a Secretaria Municipal de Saúde, inclusive sabemos que todas as UBSs dispõem de médicos diariamente, mas não conseguimos entender o porquê de tanta procura pelo PA 24 HS. Pedimos encarecidamente a compreensão, conscientização e também a colaboração da comunidade gabrielense para que procurem o Pronto Atendimento somente realmente em casos de urgência ou emergência”, concluiu.
Ele reforça que o PA é a unidade de saúde destinada ao atendimento dos casos de urgência (paciente precisa ser atendido rapidamente, mas pode aguardar o atendimento dos casos mais graves) e emergência (paciente precisa de atendimento imediato, pois corre risco de morte). 
Segundo o Provedor, a real função do PA 24 HS de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de urgência ou emergência. 
"São pessoas que correm risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. A nossa equipe multiprofissional, incluindo: médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e também os profissionais da portaria/recepção, em nenhum momento se negarão em realizarem os atendimentos, mas mais uma vez, solicito a compreensão de todos que se dirijam ao PA 24 HS somente em situações de urgência e emergência”, declara o Provedor.
Quanto ao processo de classificação para o atendimento, a enfermeira Fabiane Reginatto explica que a equipe segue o protocolo do Ministério da Saúde, seguido por três cores, conforme cada situação em que o paciente se encontrar, como por exemplo: ficha Vermelha (deverá ter atendimento imediato), ficha amarela (poderá aguarda ainda por 1 hora pelo atendimento) e ficha branca (o paciente poderá aguardar por mais de 1 hora pelo atendimento). Fabiane informa ainda que somente no último final de semana e na segunda-feira (dias 19, 20, 21 e 22) foram atendidas 673 pessoas no PA 24 HS, sendo destas somente 26 emergências, 50 urgência e as outras 597, consultas.
Tecnologia do Blogger.