PROCURE UMA NOTÍCIA AQUI:

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Estacionamento rotativo começa a funcionar hoje

Chegou ao fim o período de testes e começa para valer o sistema de estacionamento rotativo em São Gabriel, a partir desta quinta-feira. O serviço realizado pela Rek Parking, concessionária do sistema, passou por um período experimental durante 15 dias para que a comunidade aprendesse e se acostumasse a utilizá-lo. Serão 1.008 vagas em 11 ruas do centro da cidade, podendo permanecer por até duas horas na mesma vaga.
A Área Azul de São Gabriel compreende um quadrilátero entre as ruas Barão de São Gabriel, Andrades Neves, Mascarenhas de Moraes e Celestino Cavalheiro, com 31 parquímetros (foto acima). Os motoristas deverão adquirir um tíquete de estacionamento correspondente ao tempo que ficará na vaga, de 30 minutos a no máximo 2 horas.
Nos parquímetros, que funcionam com autoatendimento, o usuário pode utilizar moedas, cartão pré-pago da Rek Parking, ou cartões de débito e crédito das bandeiras Master, Visa e Elo, além dos tíquetes em dinheiro nas dez lojas conveniadas ou ainda na sede da Rek Parking, na Tristão Pinto. Em todas as alternativas, é necessário informar a placa do veículo e, por isso, o condutor não precisa retornar ao carro para fixar o tíquete no vidro, basta guardá-lo consigo.
O motorista pode, ainda, instalar o aplicativo Rek Pay em seu smartphone, disponível para download para Android e iOS. Pelo aplicativo, o usuário paga o estacionamento em cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Além disso, quando o tempo de permanência da vaga está terminando, o programa emite um alerta, e o motorista pode renovar o tempo de onde estiver, sem ter de retornar ao carro nesse período. Outra vantagem é que o aplicativo informa o número de vagas disponíveis em cada quarteirão, possibilitando o planejamento da melhor rota antes de sair de casa.
As lojas conveniadas que venderão as recargas serão as seguintes: Carmem Móveis (Casabem), Cine e Café, Confraria da Linguiça, Drogaria Cidade, Empório Natura, Guedes Barbosa, Visual Ótica e Boutique Tyane.
Quando o condutor não adquire o tíquete de estacionamento ou quando o prazo que foi pago expira, o motorista recebe notificações, que são colocadas no pára-brisa do veículo. O motorista tem até dois dias úteis para pagar o aviso nas lojas conveniadas, aplicativo Rek Pay, parquímetros ou ainda na sede da empresa (Rua Cel. Tristão Pinto, 346) e assim regularizar sua situação junto ao sistema.
Para que o motorista não seja diretamente penalizado, os monitores da concessionaria emitirão dois alertas aos motoristas infratores. O primeiro, chamado tolerância, indica que o motorista tem 10 minutos para regularizar a sua situação e o segundo, chamado de Tarifa de Pós-Utilização, concede um prazo de até dois dias úteis para o motorista regularizar sua situação mediante o pagamento de uma tarifa de R$ 16.
Nos últimos dias, um parquímetro também foi colocado na Câmara de Vereadores, para prática e uso do sistema para os servidores da casa e quem quisesse tirar dúvidas. Agora, o sistema entra no ar com a promessa de resolver um problema crônico na mobilidade urbana local: a falta de vagas para estacionamento durante o horário comercial.