Coluna-Ponto-de-Vista-2

"Feira da Economia Solidária e das Mulheres da Agricultura Familiar" valoriza a produção local

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, nesta segunda-feira (22), a 1ª Feira da Economia Solidária e das Mulheres da Agricultura Familiar, uma iniciativa que reuniu mulheres produtoras dos Assentamentos Conquista do Caiboaté e Guajuviras com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, incentivar a economia solidária e aproximar a população de alimentos saudáveis e de origem local. 

A feira propõe que mulheres tragam para comercialização os alimentos produzidos coletivamente e também os cultivados em suas próprias hortas, ampliando a diversidade de produtos oferecidos à comunidade. Assim, a população tem acesso a verduras e legumes produzidos de forma agroecológica, além de uma variedade de produtos artesanais, como bolachas, cucas, pães e peças de artesanato confeccionadas pelas próprias mulheres gabrielenses. 

A feira se apresenta como um importante instrumento de geração de renda e valorização do trabalho feminino no meio rural. “Tudo o que se vende aqui, se gasta aqui”, argumenta a presidente da Associação das Mulheres do Campo e da Cidade Guajuviras, Natalina Feldkircher. 

Os produtos, além de artesanais, destacam a identidade e a riqueza da produção local, sendo comercializados a preços acessíveis. Já nesta primeira edição, grande parte dos itens foi rapidamente vendida, demonstrando a boa receptividade do público.

A organização da feira também projeta a continuidade da iniciativa. A intenção é que o evento passe a ocorrer a cada 15 dias e, futuramente, semanalmente, conforme a disponibilidade dos grupos participantes. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.