Coluna-Ponto-de-Vista-1

19 de abril: um dia que ficou marcado na história do tradicionalismo

José Gaspar Machado
O dia 19 de abril, data que comemoramos o Dia do Índio e, na Igreja Católica, o Dia de Santo Expedito, Santo das Causas Urgentes e Impossíveis, ficou marcado na História do Movimento Tradicionalista de São Gabriel e do Estado do Rio Grande do Sul. 
Foi em 19 de abril de 2008, que o patrão Celestial chamou um referencial da Música Nativista do Rio Grande do Sul. Tradicionalista, Poeta, advogado para partir deste chão e alegrar a Estância do Criador, o homem que ficou conhecido em todo Estado com a Música Chasque para Dom Munhoz, José Gaspar Machado, que conquistou não só o Movimento com suas letras musicais, mas pela sua autenticidade, simplicidade e respeito para com cada ser humano que consigo convivia. 
Italmir Chaves
Dois anos mais tarde, no mesmo 19 de abril, no início da noite, outro Tradicionalista de nossa terra foi chamado pelo patrão da Estância do Criador. Desta vez, o Patrão Celestial, levou para o pago santo o tradicionalista Italmir Maldonado Chaves, o Milinho como era conhecido, que naquela época exercia pela quinta vez o cargo de Coordenador da 18ª. Região Tradicionalista, um dos ícones da nossa Região e Estado, pois por onde passava, conquistava amigos com sua humildade e simplicidade, tendo como referencial em sua conduta a responsabilidade e a honestidade, mas jamais deixando de lado o companheirismo e o prazer de cultuar as nossas tradições. 
Desde então, o 19 de abril ficou marcado em nossas memórias, pois dois amigos, que cultuaram por muitos e muitos anos as tradições do Rio Grande do Sul, em Festas Campeiras, Centros de Tradições, festivais, encontros e reuniões, partiram de nosso meio, para continuar juntos cultuando o Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao lado de outros referencias de nossa cultura que também já não estão em nosso meio. 
Aos familiares e amigos destes dois grandes tradicionalistas ficou a lembrança do convívio harmonioso e prazeroso e o exemplo de amor as tradições de nosso Rio Grande Altaneiro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.