Coluna-Ponto-de-Vista-1

Amor à música: Jovem com surdez profunda é atração na banda da Escola Carolina Berny

João Pedro Acosta da Silva com sua mãe Simone Acosta da Silva
Tem uma música de Renato Russo que diz que: “Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz, um caminho”. Talvez este seja o lema adotado pelo jovem João Pedro Acosta da Silva, 11 anos. João tem surdez profunda, algo que já é genético em sua família.
A mãe Simone Acosta da Silva, que é monitora na Escola Carolina Berny, destaca que a situação de João é tão grave que nem o uso de aparelho auditivo ajudaria a superar esta dificuldade que a vida lhe impôs. E voltando a música que abriu a matéria, a bela letra diz ainda que sempre existe um caminho e o caminho de João foi a música.
Um caminho difícil, segundo relata a mãe Simone, já que o mesmo “tentou a sorte” primeiramente na escola onde estuda, onde não foi aceito sob a alegação de que teria muita dificuldade para aprender a tocar. 

João com seu "anjo" Cleiton (D), com os colegas Olinto e Weverton e o Instrutor Paulo (E) 

Entretanto, João encontrou um “anjo” em sua vida que foi o instrutor Cleiton da Silva Carrão, cabo do 9º RCB e ex-integrante da Banda da Escola XV de novembro, e que há muito tempo se dedica a ensinar os jovens e agora, no Carolina, o desafio seria grande, mas, juntos iriam chegar lá.
“Ele ensinou o meu filho batendo com a baqueta na cabeça de leve ou nos ombros mostrando ao João como seria o ritmo. O Cleiton teve paciência e hoje, o meu filho é um dos destaques”, enfatiza a emocionada mãe que é só orgulho ao falar do filho que respira música 24 horas por dia e hoje toca tarol na banda. “A música é tudo para ele. Ele toca no copo, no talher, na mesa, em tudo ele está tocando sua música”, frisa.


Vídeo mostra como João consegue acompanhar a banda mesmo sem ouvir:



João atualmente toca primeiramente observando os colegas do lado Olinto Lencina D’ávila Rodrigues e Weverton Rodrigues.
Além disso, a monitoria destaca ainda que esta paixão de João também está lhe trazendo benefícios em sua saúde, pois, segundo laudo médico, João já obteve 10% da audição do ouvido esquerdo após ter ingressado na banda. “Todos aqui tem um carinho grande pelo meu filho. Isso gratifica muito”, conclui Simone.

BANDA TEM SE DESTACADO ATÉ FORA DA CIDADE

Paulo, Prof Rita, Diretora Miryam, Monitora Simone e Cleiton
Segundo a professora Rita de Cácia Gomes da Silva, idealizadora da banda, a banda da escola tem tido muito destaque, inclusive se apresentando recentemente na retreta de bandas em Vila Nova do Sul, no desfile de 7 de setembro em São Gabriel, e amanhã na Feira Municipal do Livro.

Banda conta atualmente com 34 componentes
A banda ensaia todas as sextas-feiras, na quadra da escola e outras vezes numa chácara próximo ao educandário ou no pátio de vizinhos, onde a banda se utiliza da sombra.
“Toda a comunidade é parceira da nossa banda. Isso é muito gratificante”, destaca Rita que frisa ainda que a família Berny, após reunião familiar, presenteou a banda com um trompete e dois pratos. 
Na ocasião da visita, a banda tocou para o blog que todo mundo lê, diversos hits do momento como o “Show das poderosas”, “Amiga da minha irmã”, além das clássicas “Amor perfeito” e “The Wall”, esta última da banda Pink Floyd.





Durante o ensaio desta sexta-feira, 18, os alunos surpreenderam a professora e ex-diretora, Ione Teixeira Xavier, que completou 63 anos, com direito as músicas “Parabéns para você” e “Amigos para sempre”.



Sobre apoio nas viagens, a professora Rita destaca que este ano a escola tem recebido todo o apoio que precisa.
“A gente sabe que ano passado era ano eleitoral era complicado nos dar apoio e os pais auxiliavam, mas este ano, a Secretária Nilvanês tem sido incansável e sempre tem colocado transporte a nossa disposição quando precisamos nos apresentar”, comenta.
A diretora da escola, Miryam Rejane da Silva Freitas, disse que a escola agora se prepara para o seu aniversário, com uma intensa programação.

SAIBA MAIS 
A Banda Rítmica Carolina Berny foi fundada em 7 de abril de 2012, após a chegada dos instrumentos enviados pelo MEC. A banda iniciou com 24 componentes e tendo como instrutores voluntários o cabo Cleiton da Silva Carrão e o estudante Paulo Derlei Nunes e a colaboração do cabo Borba, do 9º RCB, que atualmente não integra mais a banda. A coordenação da banda fica a cargo da professora Rita de Cácia Gomes da Silva. Hoje, conta com 34 componentes.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria. Quando o amor, o entusiasmo e a galhardia encontram reconhecimento,como o de vocês, renovam-se as esperanças e um sorriso se desenha no rosto daqueles renitentes que desconhecem a palavra "fracasso."

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.