Coluna-Ponto-de-Vista-1

Turismo define programação que abre temporada de verão

Reuniões na quarta-feira (07) definiram ações da Secretaria Municipal de Turismo para os próximos dois meses. Uma delas tratou especificamente das questões relacionadas às políticas públicas para afrodescendentes. Outra definiu a programação para um dos mais importantes eventos indígenas do Brasil: o aniversário de morte do líder guarani, Sepé Tiarajú. Na prática, de acordo com a secretária de Turismo, Maria Luiza Bragança Ferreira, as atividades marcam a abertura da temporada de verão, onde ainda se destacam eventos como Garota Verão e Concurso de Carnaval de Rua.
A SETUR representa o Poder Executivo no apoio a implantação de ações de valorização a história do povo negro, assim como defender a execução de medidas educacionais onde a cultura da comunidade negra passa a figurar nos bancos escolares.
Isso começou a ser debatido ainda em 2013, quando a Prefeitura Municipal de São Gabriel organizou o 1º Seminário Internacional Kizomba Cultural inserido no evento Primavera dos Museus. Do evento saiu uma Carta Aberta com 11 proposições a serem apresentadas (e defendidas) aos Governos Municipal, Estadual e Federal.
Entre as resoluções, a comunidade negra quer dar conhecimento amplo da história do afrodescendente da América Latina, do Brasil, do Rio Grande do Sul e de São Gabriel; Valorizar a herança cultural; Oferecer programas de saúde para as comunidades afrodescendentes de São Gabriel; Sugerir ao Governo Municipal o cumprimento das políticas educacionais, sociais e econômicas para os afrodescendentes.
A reunião, que aconteceu no Salão de Atos da Prefeitura Municipal, teve a participação de integrantes das Oficinas Regionais de Análises de Políticas Públicas e Igualdade Racial (ORAPER), Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim e Uneafro.
No mesmo dia, a SETUR definiu detalhes para as festividades de aniversário de morte do líder indígena Sepé Tiarajú. O encontro acontecerá no dia 7 de fevereiro.
Entre as atrações, a Prefeitura Municipal anuncia a “Bicicletada – Caminho de Sepé”, que será concluída em São Gabriel, e uma missa campal.
Participaram da reunião os secretários de Educação, Serviços Urbanos, Obras e Relações Comunitárias; o Procurador Jurídico do Município e lideranças guaranis.
Tecnologia do Blogger.