Coluna-Ponto-de-Vista-1

Paola Campos no Coluna Ponto de Vista

Paola Campos
Nutricionista e colunista do site

O velho e bom chimarrão tem seu valor!

A erva-mate (ilex paraguarienses) é uma planta pertencente a família aquifoleaceae. Seu uso começou através dos indígenas que a tomavam na forma de uma infusão das folhas, costume que ainda é preservado, principalmente na região sul do Brasil, que é a maior consumidora, como o tão conhecido chimarrão. Além do chimarrão, a erva-mate pode ser bebida na forma de tererê, chá mate além de outras. 
Atualmente, há estudos sobre a composição química da erva mate. Diversas evidências têm demonstrado que a erva mate contém substâncias benéficas para a saúde. Estes benefícios vem associados com consumo de dietas rica em frutas e verduras ou bebidas derivadas e plantas, como o chá e vinho. Controla o colesterol, protege o fígado, é estimulante do sistema nervoso central, diurético e antioxidante. 
Há também uma grande especulação sobre um risco mais elevado de desenvolver alguns tipos de câncer, como o oral, de esôfago, de laringe e de bexiga, porém ainda são especulações sem nenhuma conclusão deste fato. Cabe a nós consumidores estar atentos aos riscos de usar uma água com temperatura excessivamente elevada para o preparo do chimarrão. 
Está aí o porquê apreciar um bom chimarrão, além de reunir amigos, é saudável. 

Benefícios do chimarrão:
1 – Possui antioxidantes: A erva-mate possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular. Contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele. 

2 - Elimina a fadiga – O chimarrão possui alcaloides, sendo o principal a cafeína. Eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental. 

3 - Digestivo – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal. 

4 - Diurético – Como o chimarrão é tomado quente (60 a 75ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos. 

5 - Contém sais minerais – A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta. 

6 – Auxilia na regeneração celular – Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células. 

7 – Estimula atividade física – Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física. 


Tecnologia do Blogger.