Coluna-Ponto-de-Vista-1

Lei cria a semana de prevenção ao diabetes nas escolas





A Câmara de Vereadores aprovou durante sessão ordinária de segunda-feira o Projeto de Lei, de autoria do vereador Adão Santana (PTB), que cria a “Semana de Prevenção ao Diabetes” em todas as escolas da rede Municipal de Ensino. As atividades terão a duração de uma semana, ficando a critério da Secretaria Municipal de Educação a aplicação do projeto.
O Diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais insulina suficiente ou quando o organismo não pode utilizar efetivamente a insulina produzida. A Hiperglicemia ou aumento de açúcar no sangue é o efeito mais comum do diabetes podendo causar sérios problemas em diversos órgãos do corpo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil ocupa a oitava colocação no mundo entre diabéticos com aproximadamente 12 milhões de pessoas afetadas.
Apesar de haver um componente genético no seu desenvolvimento, estudos já demonstraram que é sim possível retardar ou prevenir o seu desenvolvimento. Entre os fatores que apresentam resultados estão a perda do excesso de peso, mudanças nos hábitos alimentares e inclusão de atividades físicas constantes no dia a dia.

Dia do Feirante quer estimular a realização de feiras livres
A Câmara de vereadores incluiu no Calendário Oficial do Município o “Dia Municipal do Feirante” com a aprovação do Projeto de Lei, de autoria do vereador Adão Santana, durante sessão ordinária de segunda-feira. A data será dia 25 de agosto, quando é comemorado este dia em todo o país.
O objetivo é valorizar o pequeno e médio produtor e estimular a realização de feiras livres no município. Somos uma cidade que apresenta uma grande produção de hortifruti, onde grande parte da fonte de renda vem da produção do campo, nada mais justo que incluirmos no calendário do município este dia para incentivar este produtor que é símbolo da nossa terra”, afirma o vereador Adão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.