Coluna-Ponto-de-Vista-1

Novo projeto do Painel Histórico Digital da Câmara de Vereadores realiza pesquisa inédita no município

A Câmara de Vereadores de São Gabriel está empenhada em resgatar a sua própria história como instituição e a história do nosso município, e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência inovadora para disseminar este conhecimento através do Painel Histórico Digital da Câmara de Vereadores. E para ajudar o Legislativo nesta busca que o presidente Adão Santana convidou o professor Beraldo Lopes Figueiredo, para dar continuidade ao projeto. A pesquisa inédita busca revelar documentos que comprovem a ordem cronológica de todos os presidentes que já passaram pela casa do povo, desde sua instauração, no período imperial até os dias de hoje. Também participou da reunião o programador do Painel, Bruno Rodrigues.
Esta informação ainda é desconhecida pelo município, pois a instauração da Câmara de Vereadores se deu no ano de 1846, época em que o Brasil era reinado pelo imperador Dom Pedro II. E devido às diversas batalhas travadas aqui entre imperialistas e republicanos, muito dos documentos históricos desta casa acabaram sendo perdidos. 
“Este é um trabalho que pretende expandir o que foi começado na gestão passado com o presidente Vagner Aloy, o Maninho. Ainda temos muito conteúdo para descobrir sobre o passado deste Poder Legislativo, que é extremamente rico em sua história. Atualmente nós não temos o número exato de quantos presidentes já comandaram a casa do povo, porque muitos dos documentos históricos deste Poder podem ter sido perdidos no passado”, explica Adão Santana.
Segundo o professor Beraldo, que é herdeiro de um dos maiores acervos histórico do nosso município, ainda existe uma possibilidade de redescobrir estes documentos, o que poderia revelar muito sobre a história da cidade e da Câmara de Vereadores. “Os documentos que correspondem ao período imperial, temos a esperança de encontrar no Museu Imperial, que fica no Rio de Janeiro. O que podemos dar como certo que nossa pesquisa vai revelar é a ordem cronológica de todos os presidentes da Câmara, desde a época em que o Brasil se tornou uma república até os dias de hoje”, comenta o professor.
Inaugurado no ano passado, o Painel Histórico Digital da Câmara de Vereadores implantou uma iniciativa inovadora na cidade de São Gabriel, a oportunidade de conhecer o passado da cidade através da experiência tecnológica. O painel pode ser acessado na sede do Legislativo, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00h, através de um totem digital que interage com o usuário através de uma tela touchscreen.
Tecnologia do Blogger.